Charles Dow

  • Nome Completo: Charles Dow
  • Data de Nascimento: 6 de novembro de 1851
  • Local de Nascimento: Sterling, Connecticut, Estados Unidos
  • Data de Falecimento: 4 de dezembro de 1902
  • Nacionalidade: Norte-americano
  • Ocupação: Empresário
  • Redes Sociais:

Quem foi Charles Dow

Charles Dow foi um jornalista, que ajudou a fundar a Dow Jones & Company, editora financeira responsável por publicar o jornal The Wall Street Journal.

Outra criação de Charles Dow foi a Dow Jones Industrial Average, o segundo índice para indicadores do mercado financeiro mais antigo dos Estados Unidos.

O cálculo do Dow Jones Industrial Average é baseado na cotação das ações de 30 das maiores e mais importantes empresas dos Estados Unidos. Ao contrário de outros, ele não é calculado com base na movimentação da bolsa de Nova York, mas escolhido pelos editores do The Wall Street Journal.

Para o cálculo, não existe nenhum critério pré-determinado – só é preciso que as companhias norte-americanas sejam líderes em seus segmentos de mercado.

Esse modelo analítico ficou conhecido como Teoria de Dow.

Trajetória de Charles Dow

Nascido em Connecticut, Charles Henry Dow era filho de agricultor e não teve uma formação escolar muito boa.

Aos 21 anos, começou a trabalhar como repórter no Springfield Daily Republican. Ficou no pequeno jornal, onde aprendeu a escrever um bom texto, entre 1872 e 1875.

Depois, mudou-se para o jornal Providence Star, onde exerceu o cargo de editor.

Já em 1877, ingressou no Providence Journal, onde começou a relatar histórias de negócios e o desenvolvimento de indústrias e suas aspirações futuras.

Depois de ter artigos bem escritos e elogiados pela equipe, foi designado a acompanhar banqueiros a cidade de Leadville, no Colorado, para relatar a mineração de prata. A intenção dos banqueiros era gerar publicidade para ganhar investidores nas minas.

Durante o trajeto, Charles Dow aprendeu mais sobre o mundo de investimentos e o que os investidores de Wall Street precisavam para ganhar. A viagem rendeu uma série de nove artigos.

Após a experiência, mudou-se para Nova York e encontrou emprego no Kiernan Wall Street Financial News Bureau. No novo trabalho, trouxe para trabalhar o amigo Edward Davis Jones, que assim como ele queria analisar a fundo as histórias de Wall Street.

Em 1882, os dois jornalistas fundaram a agência Dow Jones & Company. O trabalho na publicação de notícias sobre o mercado financeiro começou pequeno, com duas páginas de informação.

Em pouco tempo, alcançou centenas de assinantes e foi ganhando relevância para os investidores.

Sete anos após o seu fundamento, a Dow Jones Company já contava com 50 funcionários. Foi então que o resumo de notícias se tornou um jornal: o The Wall Street Journal circulou pela primeira vez em 8 de julho de 1889.

A premissa básica dos sócios era publicar artigos que não seriam manipulados em prol de anunciantes, prática comum na época.

Em 1898, o The Wall Street Journal deixou de cobrir apenas o mercado financeiro e ampliou a gama de assuntos, como guerras.

Com o fim da recessão e fusão de companhias, Dow percebeu a necessidade de os investidores precisavam de informações sobre a atividade das ações. Foi então que, em 1896, criou a Dow Jones Industrial Average.

O cálculo, na época, era baseado ao rastrear os preços das ações de fechamento de doze empresas, somando os preços das ações, e dividindo por doze.

Em 1897, a empresa criou uma média de estoques ferroviários.

Foi a partir dessas informações que foi criada a Teoria de Dow: o empresário acreditava que existia uma relação entre as tendências do mercado de ações e outras atividades de negócios.

A Teoria também propõe que, se a média industrial e a média da estrada de ferro caminhassem na mesma direção, isso significava que uma mudança econômica significativa estava ocorrendo.

Charles Dow morreu em 1902, devido a complicações na saúde. Ele tinha 51 anos de idade.

Similar ao índice Dow Jones, o índice brasileiro para o mercado de ações é o Ibovespa. Veja esse artigo da Suno e saiba mais sobre o Ibovespa.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Charles Dow

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores