Carlos Alberto Oliveira Andrade Carlos Alberto Oliveira Andrade

Carlos Alberto Oliveira Andrade

Perfil de Carlos Alberto Oliveira Andrade
Nome Completo Carlos Alberto Oliveira Andrade
Nascimento 1944
Local de Nascimento Paraíba, Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Medicina
Ocupação Presidente do CAOA Chery
Conhecido Como CAOA

Biografia de Carlos Alberto Oliveira Andrade

Quem é Carlos Alberto Oliveira Andrade

Carlos Alberto Oliveira Andrade é fundador e presidente do Conselho de Administração do Grupo Caoa Chery que é uma das maiores empresas de distribuição e fabricação de automóveis da América Latina.

A trajetória de Carlos Alberto Oliveira Andrade começou na área empresarial no final dos anos 70, com a aquisição de uma pequena concessionária.

Formado em medicina, Caoa, como também é conhecido, começou a empreender após a concessionário que havia comprado um carro falir e ele tomar a administração do negócio em troca do valor do automóvel.

Durante a década de 80 e início dos anos 90, Carlos Alberto se tornou responsável pela principal revendedora Ford no país. Com a liberação da importação de carros para o Brasil, o empresário também se destacou por apostar no mercado japonês.

Outro ponto de destaque em sua trajetória foi a aliança coma Chery, em 2017, fazendo seu negócio se tornar um dos maiores da América Latina.

Trajetória de Carlos Alberto Oliveira Andrade

Carlos Alberto Oliveira Andrade

Carlos Alberto Oliveira Andrade nasceu no ano de 1944, no estado da Paraíba, Brasil.

Após terminar o colegial, Carlos Alberto ingressou no curso de medicina, onde se formou com especialização em cirurgia.

Por alguns anos o foco principal de Andrade foi direcionado a área médica.

Tanto que sua trajetória no ramo empresarial aconteceu ao acaso. Em 1979, Carlos Alberto encomendou um Ford Landau em uma concessionária da Ford em Campina Grande. Contudo sua compra nunca foi concluída porque a revendedora faliu.

Este acontecimento fez com que Andrade propusesse que a concessionário fosse repassada para ele em troca do valor do carro.

Ali se deu o início da Caoa, empresa nomeada com as iniciais de seu nome. Em seis anos, Carlos Alberto era responsável pela maior revendedora Ford no país.

Em 1992, Andrade voltou a chamar a atenção do mercado na área. Naquele ano o governo brasileiro abriu o mercado para importação de veículos, no processo Andrade viabilizou para que sua empresa a conseguisse a exclusividade de carros fabricados pela Renault.

No final dos anos 90, Carlos Alberto começou a investir na importação de marcas japonesas.

Em 2006, o negócio de Andrade alcançou o posto de maior revendedor Ford da América Latina.

Carlos Alberto permaneceu na função de presidente da Caoa até 2013, quando Maciel Neto assumiu o cargo. No processo, o fundador do grupo passou a ocupar o posto de Presidente do Conselho Administrativo da empresa.

Em 2017, Mauro Correia assumiu o posto de Neto na presidência da Caoa. Naquele mesmo ano ocorreu a fusão de empresas entre a revendedora e a Chery, exportadora de veículos da China.

Caoa ganhou destaque em 2019 pela a aquisição da fábrica da Ford no ABC Paulista.

Os prêmios de Carlos Alberto Oliveira Andrade

Carlos Alberto Oliveira Andrade

Ao longo de sua trajetória profissional, Andrade foi condecorado com diversas premiações ligadas ao campo empresarial. Sendo que ele e sua empresa já receberam o prêmio de “distribuidor do ano” da Hyundai, primeira empresa não europeia a ganhar.

Marcas que fazem de Carlos Alberto Oliveira Andrade ser renomado por sua gestão. Para entender o funcionamento de uma governança corporativa, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Ler mais

Compartilhe sua opinião