Blairo Maggi Blairo Maggi

Blairo Maggi

Perfil de Blairo Maggi
Nome Completo Blairo Borges Maggi
Nascimento 29 de maio de 1956
Local de Nascimento Torres, Rio Grande do Sul, Brasil
Filhos 3
Nacionalidade Brasileiro
Formação Agronomia
Ocupação Empresário
Fortuna US$ 1,2 bilhão
Conhecido Como Rei da Soja
Estado Civil Casado
Site Oficial http://blairomaggi.com.br/
Redes Sociais Twitter

Biografia de Blairo Maggi

Quem é Blairo Maggi

Blairo Maggi é um dos empresários mais ricos do agronegócio brasileiro. Foi também ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento entre 2016 e 2019, durante o mandato do ex-presidente Michel Temer.

Fundador do Grupo Maggi, um dos principais produtores e exportadores de soja do Brasil, Blairo Maggi tem extensa carreira na política, onde exerceu os postos de governador do Mato Grosso do Sul e também Senador pelo mesmo estado.

Ele entrou para a lista da Forbes pela primeira vez em 2015, com patrimônio estimado em US$ 1,2 bilhão.

Trajetória de Blairo Maggi

 

Nascido na cidade de Torres, no Rio Grande do Sul, Blairo Borges Maggi é filho de um empreendedor do ramo da soja. O pai dele, André Antônio Maggi, fundou a Sementes Maggi em 1973.

Blairo é formado em agronomia pela Universidade Federal do Paraná. Ao formar, tocou o negócio da família, que prosperou e se tornou o Grupo Maggi. O Grupo é um dos que mais produzem e exportam soja do Brasil. Tem também negócios em áreas como logística de transportes, pecuária e produção de energia elétrica.

O Grupo Maggi é uma empresa familiar e tanto a irmã de Blairo como a mãe são acionistas. Entre 1990 e início de 2000, eles foram os líderes mundiais na produção de soja.

O sucesso no negócio rendeu a Blairo Maggi o apelido de Rei da Soja.

Na política, o ingresso de Blairo se deu na primeira metade da década de 1990, como suplente do então senador Jonas Pinheiro.

Em 2002, Maggi concorreu pela primeira vez ao governo do Mato Grosso. Foi eleito com 51% dos votos na época. Foi reeleito e permaneceu no cargo de governador até 2010.

Durante esse período, a Forbes apontou que ele era o segundo político mais rico do Brasil.

Em 2011, Blairo Maggi assumiu como senador, também pelo Mato Grosso. Exerceu o posto até 2016, quando tornou-se ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento durante o governo do agora ex-presidente Michael Temer.

O mandato acabou em primeiro de janeiro de 2019, mas, dias antes, ele já havia dito que estava fora da vida política.

Disse também que ele e seus familiares ligados ao Grupo Maggi não fariam mais doações para postulantes a um cargo público. “Quando faço doação, tem de explicar. Quando não faço, tem de explicar também. Isso mostra a situação complicada da política hoje no Brasil”, disse Maggi.

Se assim como Blairo Maggi você quer saber mais sobre agronegócio, é preciso conhecer o crédito rural, que muitas vezes tem até incentivo governamental. A Suno explica detalhadamente nesse artigo como funciona o crédito rural.

Ler mais

Perfis Relacionados a Blairo Maggi

Compartilhe sua opinião