Bill Browder Bill Browder

Bill Browder

Perfil de Bill Browder
Nome Completo William Felix Browder
Nascimento 23/04/1964
Local de Nascimento Chicago, Estados Unidos
Filhos 1
Idade 56
Nacionalidade Naturalizado Britânico
Formação Economia
Ocupação Investidor
Conhecido Como Bill Browder
Estado Civil Casado
Site Oficial http://www.billbrowder.com/
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Bill Browder

Quem é Bill Browder

Bill Browder é cofundador do Hemitage Capital Management, maior fundo de investimento da Rússia até o ano de 2005. O empresário é conhecido por confrontar o governo russo, principalmente pelo modelo em que os negócios eram executados no país.

Além disto, Bill Browder é conhecido por ser um defensor dos direitos humanos. Ativismo que ele iniciou após a morte de Sergei Magnitsky, o contador e advogado que defendia sua ação contra o governo russo.

Bill nasceu no dia 23 de abril de 1964, na cidade de Chicago, EUA.

Mesmo tendo nascido nos Estados Unidos, Browder tem cidadania britânica. Isso porque ele utilizou deste método para evitar pagar impostos.

Na década de 1990, Browder, junto de Edmond Safra, criaram a Hemitage Capital Management, um fundo de investimento que se notabilizou por concentrar seus ativos no mercado russo.

Na época, foi aproveitado o contexto de término da URSS para conseguir fazer investimentos que tiveram retorno no curto prazo. Sendo que os investimentos feitos por Bill eram tanto no setor privado do país como nas estatais que estavam abrindo seu capital.

Durante quase dez anos administrando o maior fundo de investimento estrangeiro atuando na Rússia, Browder fez fortuna.

Porém, em 2005, ele foi impedido de entrar no país. A justificativa do governo foi de que o investidor era uma ameaça para segurança nacional.

Para se defender das alegações, Bill contratou o advogado e contador Sergei Magnitsky.

No final da primeira década dos anos 2000 Magnitsky foi preso. O advogado ficou na cadeia por mais de 300 dias e, em 2009 ele foi assassinado.

Desde então, Browder dedica boa parte de suas atuações como ativista em prol dos direitos humanos. Além disso, ele é uma das pessoas que busca justiça em relação a morte de Sergei.

Bill Browder vs Rússia

Bill Browder

Bill tem história no mercado financeiro Russo desde a década de 1990. Porém, sua relação com o país vem de antes.

Seu avô paterno viveu na União Soviética por um período na década de 20, foi nessa época que conheceu sua esposa, avó de Browder, uma mulher de origem russo-judaica.

Bill enxergou no país uma possibilidade para crescer financeiramente. Isto porque a Rússia ainda estava em processo de adaptação ao capitalismo.

Edmond Safra e Browder criaram o fundo de investimento Hemitage Capital Management.

Na época os dois investiram um capital inicial de 25 milhões de dólares, aproveitando o período de privatização em massa das estatais.

Entre as empresas que o Hemitage Capital tinha ações estava a corporação russa de gás Gazprom e a empresa de petróleo Surgutneftegaz.

Além delas, também possuíam ações da: RAO UES, Sberbank, Sidanco, Avisma e Volzhanka.

Estes negócios fizeram com que a Hemitage se tornasse o maior fundo de investimentos da Rússia até o início dos anos 2000.

Se estima que Browder tenha ganhado mais de 100 milhões de libras entre 2006 e 2007.

Porém, sua relação com o governo russo se estreitou profundamente após ele começar a denunciar o modelo de gestão das empresas do país.

Além de alegar o modelo nocivo de gestão que o estado impunha sobre os negócios, Bill expôs inúmeros casos de corrupção.

Em 2005, Browder foi acusado de ser uma “ameaça a segurança nacional”. Na ocasião, ele ficou impedido de entrar em solo russo.

Porém, parte dos bens da Hemitage foram pegos pelo estado, como parte de um processo que é conhecido no país como “invasão de empresas”.

Através de ações nocivas, pessoas próximas a Bill sofreram abusos e agressões entre 2006 e 2008.

Em novembro de 2008, Sergei Magnitsky, auditor e advogado do fundo Hemitage, foi preso. Sergei ficou mais de 11 meses em cárcere.

No dia 16 de novembro de 2009, o governo anunciou que Magnitsky havia falecido por doença.

Desde então, Browder vem dedicando seu tempo a provar que seu advogado foi assassinado pelo estado.

O nome de Sergei se tornou lei nos Estados Unidos, como símbolo da defesa dos direitos humanos, além de causar sanções aos envolvidos no caso. Bill trabalha para que este mesmo projeto se torne vigente na Europa.

Nos negócios, Bill Browder segue como CEO da Hermitage – fundo que encerrou suas atividades na Rússia em 2013.

Ler mais

Compartilhe sua opinião