Ben Bernanke

  • Nome Completo: Ben Shalom Bernanke
  • Data de Nascimento: 13 de dezembro de 1953
  • Local de Nascimento: Augusta, Georgia, Estados Unidos
  • Filhos: 2
  • Idade: 64
  • Nacionalidade: Norte-americano
  • Formação: Economia
  • Ocupação: Economista
  • Estado Civil: Casado
  • Redes Sociais:

Quem é Ben Bernanke

Ben Bernanke é o ex-presidente do Reserva Federal, o banco central dos Estados Unidos. Esteve no cargo entre 2006 e 2014.

Em 2009, Ben Bernanke foi eleito pela revista Time como a Pessoa do Ano.

Economista com PhD pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Bernanke também foi escolhido pela Forbes, em 2011, como a oitava pessoa mais influente do mundo.

Sua atuação à frente do Federal Reserve é marcada por ter conduzido a instituição diante da crise econômica que acometeu os Estados Unidos no final da década de 2000.

Até 2015 se considerava um Republicano. Mas, em seu livro The Courage to Act: A Memoir of a Crisis and Its Aftermath (sem tradução para o português), disse ter perdido a paciência com a suscetibilidade dos republicanos e que se via, naquele momento, como um moderado independente.

Trajetória de Ben Bernanke

Ben Shalom Bernanke nasceu em 13 de dezembro de 1953, na cidade de Augusta, no estado do Arizona.

É formado em economia pela Universidade de Harvard. Depois, concluiu o PhD em economia no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT.

Entre seus hobbies, estão assistir aos jogos do time de beisebol Washington Nationals, no estádio do time, o Nationals Park.

Do final da década de 1970 e 1985, Ben Bernanke lecionou na escola de negócios da Universidade de Stanford. Ao mesmo tempo, era docente-visitante da Universidade de Nova York.

Já na Universidade de Princeton, foi chefe do departamento de economia entre 1996 e 2002.

De 2002 a 2005, Bernanke serviu como membro do conselho de governadores do Sistema da Reserva Federal.

No meio do ano de 2005, foi nomeado presidente do Conselho de Assessores Econômicos do presidente George W. Bush. Para isso, abdicou ao trabalho no Fed.

A nomeação para o posto foi interpretado pela mídia na época como um teste para a vaga de presidente do Fed.

E foi justamente isso que aconteceu. Em 2006, Ben Bernanke começou o seu mandato como o presidente da principal instituição financeira dos Estados Unidos.

Durante a recessão econômica dos Estados Unidos, Ben zerou as taxas de juros do Fed em menos de um ano.

No governo de Barack Obama, Ben Bernanke assumiu novamente como presidente do Reserva Federal.

Entre as polêmicas de sua gestão como presidente do Reserva Federal, está a fusão dos bancos Merrill Lynch e o Bank of America.

Ele, assim como outros, foi acusado de fraude.

No filme Too Big to Fail, lançado em 2011, um personagem baseado – e chamado Ben Bernanke – foi interpretado por Paul Edward Valentine Giamatti. A obra foi exibida no canal HBO.

Entre os prêmios e condecorações que já recebeu, Ben Bernanke foi eleito pela revista Time como a Pessoa do Ano, em 2009. Em 2011, a Forbes o nomeou como a oitava pessoa mais influente do mundo.

Em 2015, Ben Bernanke lançou o livro The Courage to Act: A Memoir of a Crisis and Its Aftermath. Na obra, ele diz não se considerar mais um Republicano e não ter paciências para as atitudes dos membros do partido.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Ben Bernanke