Barron Hilton

  • Nome Completo: William Barron Hilton
  • Data de Nascimento: 23/10/1927
  • Local de Nascimento: Dallas, Estados Unidos
  • Filhos: 9
  • Idade: 90
  • Nacionalidade: Estadunidense
  • Ocupação: Presidente emérito da Conrad N. Hilton
  • Conhecido como: Barron Hilton
  • Estado Civil: Divorciado
  • Site Oficial: https://www.hiltonfoundation.org/
  • Redes Sociais:

Quem é Barron Hilton

Barron Hilton faz parte de uma das famílias mais tradicionais do ramo de hotelaria dos Estados Unidos, a Hilton Hotels Corporation. Por quase quatro décadas, o magnata estadunidense presidiu o grupo, sendo que realizou diversas mudanças em sua gerência, conseguindo fazer a companhia ter vantagem competitiva até em momentos de crises no setor. Barron também é presidente emérito da Fundação Conrad N. Hilton.

Além de suas ações empresariais, Barron Hilton também é conhecido no universo dos esportes. O empresário é um dos sócios-fundadores da American Football League.

Desde jovem, Barron foi preparado por seu pai, Conrad Nicholson Hilton, para assumir os negócios da família.

Porém, até chegar lá, atuou em áreas diferentes. Sendo que por determinado tempo serviu até a marinha dos Estados Unidos.

Antes de entrar para o corpo de funcionário da Hilton Hotel Corporation, Barron aprimorou suas habilidades empresariais em empresas de grande porte.

Além de ter participado da fundação de grandes negócios no ramo da aviação e combustível.

Em 1954, Barron assumiu a vice-presidência do grupo da família. Na década de 60 ele chegou à presidência da rede de hotelaria.

As capacidades como empreendedor, aliadas ao caixa da empresa, foram fundamentais para que sua gestão suportasse crises que o setor enfrentou durante mais de uma década.

Na década de 90, Barron passou o bastão para Steve Bollenbach. Ainda assim se manteve como presidente do conselho administrativo da companhia.

Barron também tem história na Fundação Conrad N. Hilton. Sendo que ajudou no crescimento da instituição que é ligada a causas humanitárias.

A maior parte de sua herança será destinada à organização social.

O empresário é um dos maiores responsáveis pelo crescimento econômico da hotelaria Hilton, além do ter superado crises financeiras do setor.

Biografia de Barron Hilton

Barron Hilton

William Barron Hilton nasceu no dia 23 de outubro de 1927, na cidade Dallas, Estados Unidos.

Na juventude, sua grande paixão foi a aviação. Sendo que com 17 anos ele já sabia voar, e, aos 19 anos de idade, se formou como piloto de avião bimotor na University of Southern California.

Barron também participou da Segunda Guerra Mundial. Ele foi fotógrafo na marinha dos EUA.

Com objetivo de se juntar ao seu pai na rede de hotelaria, o executivo moldou suas habilidades empreendedoras em outros negócios.

Ele é co-fundador da MacDonald Oil Company, empresa de combustível. Barron também é o criador da Air Finance Corporation, uma das primeiras empresas de arredamento de aeronaves dos EUA.

Aos 27 anos de idade, em 1954, Barron se juntou ao pai na Hilton Hotels. Na época, como vice-presidente.

Da década de 60 até 90, o empresário administrou o grupo em uma das maiores crises que o setor de hotelaria dos Estados Unidos passou.

Também foi em sua gestão que o fluxo de caixa da empresa aumentou, além da companhia ter passado por uma série de mudanças estruturais.

Tudo isso contribuiu para que seu sucessor, Steve Bollenbach, fizesse a rede mudar de patamar.

Steve foi escolhido a dedo por Barron. Sob sua governança o grupo realizou uma série de aquisições e fusões.

Grades empresas como: Embassy Suites, Doubletree, Hampton Inn, Homewood Suites, Bally e Caesars, foram compradas pela Hilton Hotels.

Durante o processo, Barron seguiu como membro do conselho administrativo no processo.

Em 2007, o The Blackstone Group – uma empresa de private equity – adquiriu o grupo Hilton, em uma negociação estimada em 26 bilhões de dólares.

Barron Hilton está entre os empresários mais respeitados do ramo de hotelaria da história do Estados Unidos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Barron Hilton