Aswath Damodaran

  • Nome Completo: Aswath Damodaran
  • Data de Nascimento: 1957
  • Local de Nascimento: Chennai, India
  • Filhos: 3
  • Idade: 61
  • Nacionalidade: Indiano
  • Formação: Contabilidade
  • Ocupação: Professor de finanças na Stern School of Business, da New York University
  • Conhecido como: O papa do valuation
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.aswathdamodaran.blogspot.com
  • Redes Sociais:

Quem é Aswath Damodaran

Aswath Damodaran é professor de finanças na Stern School of Business, da New York University (NYU), onde ensina finanças corporativas, investimentos e valuation.

Por sua contribuição nos estudos dessa última área, ele também é conhecido como o Papa do Valuation.

Damodaran escreveu diversos livros que servem como base para o estudo de finanças, como Investment Valuation; Damodaran on Valuation e The Little Book of Valuation, além de diversos outros que tratam de finanças corporativas.

Ele também é conhecido por contribuir com diversos periódicos, como o The Journal of Financial and Quantitative Analysis, The Journal of Finance, The Journal of Financial Economics e o Review of Financial Studies.

Em seu blog, analisa a contabilidade de diversas empresas e fornece informações para investidores. Também já contribuiu com grandes publicações na área de negócios, como a americana Forbes.

Biografia de Damodaran

Nascido em 1957 em Chennai, capital do estado de Tamil Nadu, no nordeste da Índia, Damodaran se graduou em contabilidade pela Universidade de Madras, na mesma cidade.

Mais tarde, fez MBA em Bangalore, no Indian Institute of Management.

Mudou-se para os Estados Unidos, onde fez outro MBA e conseguiu seu PhD na Los Angeles Anderson School of Management, da Universidade da Califórnia.

Atua como professor na NYU desde 1986, onde já recebeu diversos prêmios, tanto da própria universidade como nacionais, pela qualidade de suas aulas.

Como especialista em valuation, Aswath Damodaran é adepto do value investing.

Sua abordagem, no entanto, é um pouco diferente da maioria dos investidores que usam essa técnica. Isso porque, para ele, é difícil obter vantagens em ambientes de certeza clara sobre o futuro da empresa.

Empresas “com histórico de lucro e um modelo de negócios bem estabelecido em um mercado maduro” são mais fáceis de avaliar, e isso possibilita que muitos investidores cheguem à conclusão de que aquele é um bom negócio.

Dessa forma, é mais difícil encontrar grandes barganhas, onde é possível obter maior retorno. Justamente por isso, Damodaran ficou conhecido por fazer valuations precisos em ativos que não são tão fáceis de avaliar.

É o caso da Apple – que o próprio diz ser seu melhor movimento. Ele começou a comprar ações da companhia em meados dos anos 1990, quando elas valiam pouco mais de um dólar. Vendeu boa parte delas em 2012, quando estavam perto dos 100 dólares.

Disse, à época, que sua saída se devia a um motivo “estranho”. “Os novos investidores da Apple me assustam. Eles são investidores de momentum.

Eles mudaram o jogo.” Por outro lado, costuma dizer que seu maior erro no mercado foi comprar ações da brasileira Vale, onde perdeu cerca de 50% do seu investimento.

Outros investimentos de Damodaran

Aswath Damodaran também tem outros investimentos conhecidos.

Um deles foi sua entrada na Volkswagen. Logo após o escândalo da emissão de poluentes, em 2014, ele não esperou que a situação ficasse clara.

Ainda não havia certeza sobre os valores das prováveis multas, por exemplo. Ele criou as próprias estimativas com base em outros escândalos e decidiu que a decisão correta era comprar Volkswagen.

Fez um movimento parecido quando investiu na Valeant Pharmaceuticals, em 2016.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Aswath Damodaran