Armínio Fraga

  • Nome Completo: Armínio Fraga Neto
  • Data de Nascimento: 20/07/1957
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Filhos: 2
  • Idade: 61
  • Nacionalidade: Brasileiro, naturalizado americano
  • Formação: Economia
  • Ocupação: CEO da Gávea Investimentos
  • Conhecido como: Armínio Fraga
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://www.gaveainvest.com.br/pt
  • Redes Sociais:

Quem é Armínio Fraga

Armínio Fraga é um dos investidores mais aclamados do Brasil. O executivo é sócio fundador da Gávea Investimentos e tem passagem como presidente do Banco Central do Brasil – BC. Sua atuação em grandes instituições financeiras internacionais também são destacadas.

Armínio Fraga é marcado pelo período em que trabalhou para o fundo de investimentos Soros Fund Management LLC, negócio do bilionário George Soros. No período ele ocupou o cargo de diretor-gerente no grupo.

Armínio é formado economia pela PUC-RJ. Além disso, o empresário possui mestrado e doutorado no assunto.

O início de carreira do economista é marcado pela sua atuação no campo acadêmico e no mercado financeiro ao mesmo tempo.

Como professor, Fraga chegou a dar aulas de assuntos internacionais na Universidade de Columbia, em Nova York.

Também no período, ocupou cargos de importância nos bancos de investimentos: Garantia e Salomon Brothers.

Em 1991, Armínio atuou pela primeira vez no BC, na época como diretor de assuntos internacionais da instituição, cargo que permaneceu por um ano.

No ano de 1993, Armínio Fraga e George Soros iniciam sua parceria. O economista brasileiro foi contratado para ser diretor-geral do grupo do magnata americano.

Em 1999, ele deixou o banco de investimentos para assumir cargo no setor público. Na ocasião, ocupou a presidência do BC.

Na época, um dos maiores desafios possíveis, vide o contexto econômico de crise do Brasil no período. De 1999 até 2003, foi um dos líderes escolhidos para reverter o cenário que para muitos era catastrófico.

Outro fato marcante de sua gestão foi o de liderar parte da transição do governo FHC para Lula – algo que, inicialmente, deixava o mercado receoso.

Após quase quatro anos no cargo, Armínio deixou a presidência do BC em 2003.

No mesmo ano ele se tornou sócio-fundador da Gávea Investimentos.

Banco de investimentos que formou com a colaboração de parte da equipe com quem trabalhava no BC, incluindo o administrador e investidor Luiz Fernando Figueiredo.

A instituição financeira se tornou uma das maiores do país no ramo.

Em 2010, Fraga vendeu o controle acionário para o grupo estadunidense JP Morgan Chase. Ainda assim continua sendo o principal responsável pela execução e atividades do empreendimento.

Carreira de Armínio Fraga

Armínio Fraga Neto nasceu no 20 de julho de 1957, na cidade do Rio de Janeiro.

Vindo de família de médicos, em que tanto o pai quando o avô seguiram carreira na área da saúde, Fraga traçou caminho distinto.

Em 1976 começou a cursar economia na PUC-RJ. No mesmo ano arrumou estágio na Atlântica-Boavista Seguros, instituição pela qual Armínio concluiu seu mestrado, em 1981.

Após o término da especialização o economista se mudou para os Estados Unidos.

Entre 1984 e 1985 estagiou no sistema central de banco do EUA, FED, também na época concluiu seu doutorado pela Universidade Princeton.

Armínio teve carreira como professor, dividindo – nas décadas de 80 e 90 – seu tempo entre Brasil e EUA. Lecionando em instituições como: FGV, Universidade da Pensilvânia e Universidade Columbia.

No ano de 1993 Fraga foi contratado pela Soros Fund Managementt LLC.

Durante seus seis anos na instituição, o economista alcançou o posto de principal conselheiro da Quantum Group of Funds, setor do grupo com foco em mapear e investir em países emergentes.

Na virada do século Armínio assumiu a presidência do BC, para substituir o demitido Gustavo Frango e iniciar o que definiu como “o maior desafio da carreira”.

O país vivia a pior recessão do período FHC, sendo que os índices da economia atingiam patamares alarmantes.

Na época a oposição definiu a escolha do nome como a de uma “vassalo do capital estrangeiro”. O próprio Fraga encontrou um cenário que lhe dava “medo”.

De qualquer modo, os quatros anos à frente da instituição marcaram sua carreira. Para o bem e para o mal.

Também nessa época Fraga ganhou a pecha de economista-estadista, por determinados setores do mercado.

Após Lula assumir a presidência do país, em 2003, a equipe do BC foi alterada.

Pela sua ligação com o PSDB, se nome é ventilado volta e meia nas eleições presidências como um dos possíveis integrantes da equipe econômica do partido.

Parte de seus companheiros de BC compuseram a formação inicial do fundo de private equity, Gávea Investimentos.

Em 2010 transferiu o controle acionário da empresa, mas ainda assim permanece como a imagem do grupo.

Após 15 anos de existência, a instituição financeira que tem Armínio Fraga como sócio fundador administra mais de 7 bilhões de dólares. Porém, uma parcela do setor financeiro que o economista alce voos maiores voltando a atuar no setor público.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Armínio Fraga