Andrey Melnichenko

  • Nome Completo: Andrey Igorevich Melnichenko
  • Data de Nascimento: 08/03/1972
  • Local de Nascimento: Gomel, Bielorrúsia
  • Filhos: 2
  • Idade: 47
  • Nacionalidade: Bielorrusso
  • Formação: Física
  • Ocupação: Presidente do comitê de estratégia da MDM
  • Fortuna: US$ 13,8 bilhões
  • Conhecido como: Andrey Melnichenko
  • Estado Civil: Casado
  • Redes Sociais:

Quem é Andrey Melnichenko

Andrey Melnichenko é um dos fundadores do MDM, além de ser o principal acionistas da EuroChem Group, empresa de fertilizante, e do SUEK, grupo voltado para produção de energia proveniente do carvão. Nas duas empresas, ele também ocupa o posto de presidente do comitê de estratégia.

Além de sua atuação no setor empresarial, Andrey Melnichenko é conhecido por suas atividades ligadas à filantropia, sendo fundador da fundação que leva o seu nome.

Andrey Melnichenko também é conhecido por ser um dos homens mais ricos do mundo. Segundo a lista da Forbes 2019, o empresário tem uma fortuna estimada em US$ 13,8 bilhões. Montante que o coloca na 90ª posição do ranking.

Formado em finanças, Melnichenko ganhou destaque por se tornar um dos jovens milionários da Rússia. Ele começou sua fortuna aproveitando a política de câmbio implementada no país após o fim da URSS.

Começou a construir seu patrimônio ainda na faculdade, quando abriu uma rede de agências de câmbio. Foi deste negócio que surgiu o Grupo MDM.  A empresa tem atuação em diversos setores e se tornou uma das maiores da Rússia.

Além disso, o empresário é conhecido por sua paixão por tecnologia e por seus iates de luxo.

Trajetória de Andrey Melnichenko

Andrey Melnichenko

Andrey Igorevich Melnichenko nasceu no dia 8 de março de 1972, na cidade de Gomel, antiga União Soviética e região onde hoje se encontra a Bielorrússia.

Desde jovem, Melnichenko se destacava por sua inteligência, tanto que foi convidado para cursar sua formação no Centro de Educação Avançada e Ciência da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou.

Após encerrar sua formação de base, ingressou na Faculdade de Física da Universidade Estadual Lomonosov de Moscou, no final dos anos 80. Posteriormente ele seria transferido para Universidade Russa de Economia, onde se formaria em finanças.

A carreira profissional de Andrey  Melnichenko começou ainda em seu período de faculdade. Na época, o jovem abriu, junto de mais dois colegas, um ponto de câmbio no próprio campus. Aproveitando as movimentações ocorridas no final da URSS, teve relativo sucesso.

Aquele negócio de câmbio seguiu crescendo, tanto que os sócios tiveram que conseguir uma permissão do Banco da Rússia para que seguissem normalmente com as operações.

Quer aprender mais sobre investimentos? Veja os 10 livros que todo investidor deveria ler.

Em 1993, Melnichenko abriu, junto de seus sócios, o MDM Bank. Negócio que nasceu utilizando parte do projeto que eles haviam criado no período da faculdade, no qual negociavam moedas no câmbio interbancário, desenvolvendo um mercado de derivativos.

As instabilidades pós-queda da URSS e entrada do capitalismo na região contribuíram para que o banco, em 10 anos, se tornasse uma das principais instituições financeiras privadas da Rússia. Até o início dos anos 2000, o MDM havia adquirido sete bancos regionais.

Andrey ocupou o posto de presidente do Conselho de Administração do MDM Bank de 1993 até 1997, função para a qual retornou entre 2001 e 2005.

Também foi no início dos anos 2000 que Melnichenko, junto de Sergei Popov, fundou o braço da MDM voltado para investimentos industriais, como: produção de fertilizantes, processamento de carvão, manufatura de dutos.

Ele buscou Popov pela experiência do empresário em relação à assuntos ligados à infraestrutura e o setor empresarial. Este foi o início do processo de criação do Grupo MDM.

Outros negócios de Andrey Melnichenko

Andrey Melnichenko

No processo de expansão do grupo criado por Melnichenko para o setor industrial, houve o processo de aquisição de diversas empresas do ramo.

Destaque para a compra, em 2004, da companhia OJSC EuroCHem. Sendo que Andrey se tornou presidente da indústria no processo. Três anos mais tarde, em 2007, ele virou acionista majoritário da EuroChem.

Outra frente que o MDM começou a atuar foi a de energia, processo que aconteceu após a compra da SUEK JSC pelo grupo. Melnichenko inicialmente atuou como diretor e, em 2011, chegou ao posto de presidente da SUEK.

Naquele mesmo ano, Andrey foi um dos responsáveis pela criação da Companhia Geradora da Sibéria (SGC), Dois anos mais tarde, em 2013, o empresário se tornou o principal acionista das duas empresas de energia após comprar a participação que seus sócios possuíam.

Andrey Melnichenko é um dos empresários mais influentes da Rússia na atualidade, principalmente pelos resultados apresentados por seus negócios. Para entender sobre a importância de saber analisar o resultado financeiro de uma empresa para se obter bons proventos, leia o artigo da Suno sobre o tema.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Deixe sua opinião sobre Andrey Melnichenko
Group 285

NÃO VÁ EMBORA AINDA..

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

Group 285

O portal que vai te ajudar a começar
a investir.

Todos os conteúdos gratuitos 
da Suno em um só lugar!

revenue

eBook Gratuito

Manual do Investidor

Tudo o que você precisa para dar os primeiros passos na Bolsa de Valores

kisspng-warren-buffett-business-stock-nebraska-sales-warren-buffett-5b5ea4d6586671.9006389715329292383621

eBook Gratuito

Invista Como
Warren Buffett

Aprenda a usar a estratégia do Value Investing, usada pelo maior investidor do mundo!