Andrew Carnegie Andrew Carnegie

Andrew Carnegie

Perfil de Andrew Carnegie
Nome Completo Andrew Carnegie
Nascimento 25/11/1835
Local de Nascimento Dunfermline, Escócia
Data de Falecimento 11 de agosto de 1919
Filhos 1
Nacionalidade Escocês

Biografia de Andrew Carnegie

Quem é Andrew Carnegie

Andrew Carnegie foi um empresário escocês, responsável por fundar a Carnegie Mellon University, instituição de ensino situada em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

Andrew Carnegie, que faleceu em 1919, aos 83 anos, foi um dos maiores industriais dos Estados Unidos.

Carnegie começou a trabalhar como catador, quando ainda era criança. Tornou-se o homem mais rico do mundo.

Trajetória de Andrew Carnegie

Andrew Carnegie nasceu em Dunfermline, Escócia, em 28 de novembro de 1835. A família mudou-se para Allegheny, Pensilvânia, nos Estados Unidos, em 1848.

Já em solo norte-americano, ele começou a trabalhar como catador de bobina e carretéis de linha em uma fábrica de algodão.

Na empresa, Andrew Carnegie chamou a atenção de um fabricante de bobinas, que lhe ofereceu um emprego mais vantajoso.

Depois, ele foi mensageiro em uma outra empresa. Sua perspicácia o ajudou a entender o mapa da cidade e o rosto das pessoas importantes – e assim fez vários contatos.

Pouco a pouco Andrew Carnegie foi crescendo na empresa. Em 1953, saiu para trabalhar em uma ferrovia.

Aos 24 anos, era superintendente. No posto, trouxe para trabalhar consigo o irmão mais novo e uma prima.

Em 1865, Andrew se demitiu para fundar sua própria empresa, a Companhia de Aço Carnegie, que construiu a primeira ponte de aço de Ohio, e a Union Iron Mills.

Por meio da Companhia de Aço Carnegie e aplicando os conhecimentos que adquiriu com Thomas Scott, seu ex-chefe, investiu no processo de fabricação de aço. Com isso, dominou a indústria metalúrgica da cidade de Pittsburgh.

Com o fim da Guerra Civil, começou a ditar os preços do aço para vagões de trem e para o mercado imobiliário.

Depois, vendeu a empresa por milhões de dólares para um banqueiro e, com isso, tornou-se o homem mais rico do mundo na época. Na verdade, o patrimônio dele o colocaria como o homem mais rico do mundo até hoje, com mais de R$ 1 trilhão no câmbio atual.

No fim da vida, Andrew Carnegie tornou-se um filantropo para diversas causas. Ele morreu aos 83 anos, em 11 de agosto de 1919.

A carreira de Andrew Carnegie deslanchou na indústria ferroviária. Na América Latina, a maior operadora de logística independente do ramo é a Rumo. A Rumo oferece serviços de transporte intermodal door-to-door doméstico e internacional e carregamento e entrega local, entre outros. O faturamento dessa empresa é bilionária – e nós falamos mais sobre isso aqui. Clique para saber.

Ler mais

Compartilhe sua opinião