André Jakurski

  • Nome Completo: André R. Jakurski
  • Data de Nascimento: 1948
  • Local de Nascimento: Rio de Janeiro, Brasil
  • Filhos: 1
  • Idade: 70
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Formação: Engenheiro mecânico
  • Ocupação: Sócio da JGP
  • Conhecido como: André Jakurski
  • Estado Civil: Casado
  • Site Oficial: http://jgp.com.br/pt
  • Redes Sociais:

Quem é André Jakurski

André Jakurski é um dos sócios fundadores da JGP Gestão de Recursos. O empresário também é conhecido por ser um dos integrantes que fundaram o Banco Pactual, hoje BTG Pactual. André é citado dentro do mercado financeiro com uma pessoa de personalidade direta e até mesmo ríspida, além de ser um investidor com decisões agressivas.

O personagem também é colocado como um dos grandes investidores do Brasil. André Jakurski foi um dos responsáveis por colocar as ações da companhia telefônica Oi como uma das opções de compra da JGP.

Jakurski enxerga que investir no período de restruturação da Oi é um investimento com alto potencial.

A carreira do executivo também é muito ligada ao setor bancário. Sendo que trabalhou por 10 anos no Unibanco.

Da parceria entre André, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes nasceu o banco de investimentos Pactual DTVM, em 1983.

O investidor foi um dos grandes responsáveis por fazer aquele modesto negócio que ficava na Praia do Botafogo, cidade do Rio de Janeiro, alcançasse voos altos.

Em 1998, a gestão da instituição foi completamente trocada, Jakurski encerrou então suas atividades diretas na instituição.

No mesmo ano, André se tornou um dos sócios fundadores da JGP. 

Fundo de investimento voltado principalmente para gestão de crises.

Trazendo característica de seu maior acionista, André, o JGP cresceu consideravelmente, abrindo atuações em diversas frentes.

Considerado por pessoas do setor o melhor trader do Brasil, Jakurski defende que chegou ao posto porque soube aproveitar quando o “cavalo selado” passou para ele.

Jakurski também argumenta que é necessário um pouco de sorte, e isso não se resume apenas aos negócios, mas para tudo na vida.

Trajetória de André Jakurski

André R. Jakurski nasceu na cidade do Rio de Janeiro em 1948.

Aos 23 anos, em 1971, se formou como engenheiro mecânico pela PUC-RJ. Dois anos mais tarde concluiu MBA na Harvard Business School.

Em 1973 ele inciou sua trajetória no Unibanco, sendo que um ano após sua chegada ele se tornou diretor executivo da empresa.

Os dez anos no qual André fez parte da instituição financeira foram fundamentais para ele descobrir qual seria seu destino.

O investidor conta que foi em seu tempo de Unibanco que percebeu que gostava da área de operação e do setor de corretoria.

Em 1983 ele, Luiz Cezar Fernandes e Paulo Guedes, abriram o Pactual.

Muito do sucesso do negócio se deve à metodologia de Jakurski.

Em uma conferência realizada nas Bahamas em 1991 ele percebeu o movimento de investidores sobre a Telmex, que havia colocado suas ações na  NYSE.

Então o empresário buscou um case parecido em solo brasileiro. Foi ai que o Pactual iniciou seus investimentos na Telebras. A instituição financeira chegou a ter 100% do patrimônio pactual da empresa.

Com o retorno desse investimento, o banco quintuplicou seu tamanho.

Em 1998 o investidor se desligou do grupo. No mesmo ano, se tornou um dos fundadores da JGP Gestão de Recursos.

Grupo que em 20 anos de mercado diversificou sua atuação em três frentes.

Em 2007 foi lançada a JGP Max Fim, um fundo do multimercado dedico a investimentos moderados. Esse braço, em 2011, ganharia um novo seguimento, destinado a investimentos mais agressivos.

Também em 2007 foi lançado a JGP Wealth Management, este setor do grupo é destinado a prestar serviços voltados a consultoria de clientes com maior poder aquisitivo.

A último seguimento que a equipe de André abriu foi em 2014, com a inauguração da JGP Gestão de Crédito, seguimento direcionado a gerir títulos de dívidas corporativas no mercado, como: CDBs, debêntures, notas promissórias e FIDCs.

Todos os seguimentos trazem traços do investidor André Jakurski. Porém, o que talvez seja o mais marcante é o de ser agressivo no mercado. “Quando eu vejo uma oportunidade, eu entro pra matar”, comentou o próprio, em entrevista ao Brazil Journal.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre André Jakurski