Ana Paula Vescovi Ana Paula Vescovi

Ana Paula Vescovi

Perfil de Ana Paula Vescovi
Nome Completo Ana Paula Vescovi
Nascimento 8 de abril de 1969
Local de Nascimento Colatina, Espírito Santo, Brasil
Nacionalidade Brasileira
Formação Economia
Ocupação Economista
Redes Sociais Twitter Linkedin

Biografia de Ana Paula Vescovi

Quem é Ana Paula Vescovi

Ana Paula Vescovi é uma economista brasileira, mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, e foi secretária-executiva do Ministério da Fazenda.

Ana Paula Vescovi foi indicada para o cargo de secretária do Tesouro Nacional em 2016, pelo então ministro da Fazenda Henrique Meirelles. Ela foi a primeira mulher a ocupar o posto.

Ela foi nomeada como secretária-executiva do Ministério da Fazenda em 2018, quando Eduardo Guardia tomou posse como ministro da Fazenda.

Ana Paula é também presidente do conselho de administração da Caixa Econômica Federal, como indicação direta de Henrique Meirelles. Dias após assumir, afastou quatro vices-presidente da Caixa para investigação.

Trajetória de Ana Paula Vescovi

 

Ana Paula Vescovi é nascida em Colatina, no estado do Espírito Santo em 8 de abril de 1969.

Ana Paula é mestre em economia do Setor Público pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

É também especialista em políticas públicas e gestão governamental.

Em 1997 assumiu como secretária-adjunta de macroeconomia na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Deixou o posto em 2007.

Já em 2008, foi diretora-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves do governo do Espírito Santo. Saiu do cargo em 2011.

Entre 2011 e 2014, foi assessora em assuntos de economia do senador Ricardo Ferraço.

Depois, foi secretária da Fazenda do estado do Espírito Santo. Já em 2016, o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles indicou Ana Paula Vescovi para a secretaria do Tesouro Nacional.

Ana foi a primeira mulher a conquistar o cargo.

Em 2018, quando Eduardo Guardia tomou posse como ministro da Fazenda, Ana Paula Vescovi foi nomeada como secretária-executiva do Ministério da Fazenda.

No mesmo ano, por nomeação direta de Henrique Meirelles, se presidente do conselho de administração da Caixa Econômica Federal.

O jornal Estado de Minas nomeou-a como a Dama de Ferro da Caixa: com ela no comando, o banco ajustou as contas. A publicação também se refere a ela como uma das negociadoras mais implacáveis do governo.

Ana Paula Vescovi chegou a ser cotada para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal.

Ana Paula Vescovi pediu exoneração do cargo no Ministério da Fazenda no início de janeiro de 2019. O Ministério da Fazenda é um dos órgãos mais importantes do governo — e a gente conta aqui o que é e quais as atribuições da instituição.

Ler mais

Compartilhe sua opinião