Ana Maria Penido

  • Nome Completo: Ana Maria Marcondes Penido Sant'Anna
  • Data de Nascimento: 1956
  • Local de Nascimento: São Paulo, Brasil
  • Idade: 62
  • Nacionalidade: Brasileira
  • Formação: Administração de empresas
  • Ocupação: Vice-presidente do Grupo CCR
  • Fortuna: US$ 1,2 bilhão
  • Conhecido como: Ana Maria Penido
  • Estado Civil: Casada
  • Site Oficial: http://www.grupoccr.com.br/
  • Redes Sociais:

Quem é Ana Maria Penido

Ana Maria Penido é vice-presidente do conselho administrativo do Grupo CCR. Companhia atuante na área de concessões de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços. O empreendimento é avaliado como um dos maiores da América Latina no ramo. Desde 2002, o conglomerado tem ações negociadas na Bovespa.

De acordo com o ranking de bilionários de 2018 da revista Forbes, Ana Maria Penido é a 1867ª pessoa mais rica do mundo e 39ª do Brasil, com uma fortuna estimada de 1,2 bilhão de dólares.

Parte desta fortuna está diretamente relacionada à CCR.

Negócio que nasceu em 1999, fruto do conjunto das famílias: Andrade Gutierrez, Camargo Corrêa e Soares Penido

O grupo é responsável por mais de três mil quilômetros de malha rodoviária pelo Brasil, distribuída pelas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

A CCR também atua em países da América do Sul e América Central, como: Equador, Curaçao, Costa Rica.

O grupo da família de Ana Maria Penido detém a maior parte das ações – com 15,05% -, se comparado com as outras duas famílias fundadoras, que possuem 14,86% cada.

Os 55,23% restante da companhia estão nas mãos do Mercado Futuro, sendo que 89% desse montante é referente ao Mercado Internacional.

A parcela das ações dos Soares Penido está dividida entre Ana Maria e sua irmã, Rosa Evangelina Penido.

Ana é dona de uma parcela maior que a irmã.

Biografia Ana Maria Penido

Ana Maria Marcondes Penido Sant’anna nasceu em 1956, na cidade de São Paulo.

Ana e sua irmã, Rosa, são as filhas do empresário Pelerson Soares Penido. Um dos pioneiros no ramo da engenharia no Brasil.

O engenheiro ficaria conhecido nacionalmente após sua participação na construção de Brasília.

Pelerson é fundador do Grupo Serveng, empresa da área de infraestrutura e um dos responsáveis pela criação da CCR.

Ana Maria se formou em administração de empresa pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Desde jovem fez parte dos negócios do pai.

A CCR nasceu em 1999. Após a junção do Grupo Penido Soares com os grupos: Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa.

No início de 2002 as ações do negócio começaram a ser negociadas na Bovespa.

Um ano depois, em 2003, o conglomerado adquiriu o quase 40% do capital social da STP, empresa responsável pela operação do sistema Sem Parar/Via Fácil.

Em 2006 a CCR, através de seu braço ViaQuatro, se torna vencedora da primeira Parceria Público-Privada – PPP do país. Licitação referente a manutenção da Linha 4 – Amarela do metrô da cidade de São Paulo.

Projeto que em 2011 iniciou seu funcionamento com a linha que ligava as estações Luz e República. Nesse ano surge a rede Samm, braço do grupo que atua na transmissão de dados através da fibra ótica.

Pelerson Soares Penido faleceu em 2012. Ana Maria Penido, que já atuava na holding, ganha mais poder, se tornando a vice-presidente da empresa.

Além de se tornar a herdeira com mais ações referentes à participação de Pelerson no conglomerado. Estimasse que Ana Maria tenha mais de 10% do negócio.

De 2012 até 2018 a CCR expandiu sua área de atuação.

Começou a atuar no transporte aquaviário, com a aquisição da Barcas S.A. Empresa que atua especialmente na locomoção de passageiros na cidade do Rio de Janeiro

Também iniciou sua participação no seguimento aeroportuário, inicialmente através da compra de aeroportos em Curaçao, Costa Rica e Equador. Depois vencendo a concessão para administrar o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, Confins – MG.

O grupo que têm como uma das lideranças Ana Maria Penido, também é responsável pela empresa Metrô Bahia, construtora vencedora da licitação da construção do metro de Salvador e Lauro de Freitas, municípios da Bahia.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Ana Maria Penido