Amos Tversky

  • Nome Completo: Amos Tversky
  • Data de Nascimento: 16/03/1937
  • Local de Nascimento: Haifa, Israel
  • Data de Falecimento: 02/06/1996
  • Filhos: 3
  • Nacionalidade: Israelense
  • Formação: Psicólogo
  • Conhecido como: Amos Tversky
  • Redes Sociais:

Quem é Amos Tversky

Amos Tversky foi um dos principais pesquisadores do campo da economia comportamental, sua obra causou uma revolução no meio, isso porque contrapôs toda a ideia existente que os agentes do mercado tem total controle do que fazem. Amos defendeu que o ser humano é um ser que não age racionalmente, ou, ao menos, não por todo tempo, algo que faz com que vários setores sejam atingidos, especialmente os ligados a ciências exatas.

O grande impacto da pesquisa de Amos Tversky causa no mercado é pelo fato de que a maior parte das vezes o homem não sabe totalmente o porquê de suas escolhas onde investir dinheiro, ainda que suas ideias, capacitações e pesquisas apontem para o caminho da exatidão, a natureza do ser é emocional em determinadas ocasiões.

A biografia de Amos Tversky tem um período fora do campo acadêmico.

Nascido em Israel, Tversky teve a obrigação de servir o exército de seu país.

Na década de 60, após o término de seus serviços militares, Tversky decidiu se dedicar a carreira acadêmica. Também foi no período que ele conheceu seu maior parceiro de pesquisas e grande amigo Daniel Kahneman.

Formando em psicologia e com especialização na área, Tversky também se interessava por matemática.

Entre o fim dos anos 60 ele se tornou professor da Universidade Hebraica. Algum tempo depois aceitou o convite para se tornar parte do corpo docente da Universidade de Stanford.

Em paralelo ele e Kahneman desenvolveram seus estudos sobre o comportamento instável do homem.

Trabalho que se aprofundou especialmente em pontos falhos da racionalidade, além de aumentar o entendimento sobre como grandes decisões eram tomadas de acordo com o humor, e não com análises científicas.

A obra influenciou diretamente diversos setores da sociedade. Ainda que a constatação já tivesse sido feita, a forma com que estruturam o projeto e a sustentação através de fatos gerou diversos impactos.

1996 foi o ano da morte de Amos Tversky. O pesquisador morreu sem ver a obra que ele de Daniel ser condecorado com o Prêmio Nobel de Economia, em 2002.

Trajetória de Amos Tversky

Amos Tversky

Amos Tversky nasceu no dia 16 de março de 1937, na cidade de Haifa, Israel.

Entre as décadas de 50 e 60, Amos serviu o exército de Israel. Inicialmente como paraquedista. Posteriormente ele chegou ao posto de capitão.

Em 1961, após seu período no exército, se formou em psicologia Universidade Hebraica. Quatro anos mais tarde concluiu seu doutorado pela Universidade de Michigan.

Mais tarde, Tversky virou professor, chegando até a dar aulas na Universidade de Stanford na década de 70.

Na década de 80, o psicólogo se tornou parte de uma série de instituições relevantes dos Estados Unidos.

Em 1980, virou membro da Academia Americana de Artes e Ciências. Cinco anos mais tarde, em 1985, foi eleito para Academia Nacional de Ciências.

Durante sua carreira acadêmica, Amos teve um grande parceiro. O também psicólogo, Kahneman.

Juntos os dois estruturam diversos trabalhos sobre o comportamento do homem. As principais contribuições de Tversky são desse período.

Amos Tversky e Daniel Kahneman

Amos Tversky

Os dois se conheceram na década de 60. Ambos eram estudiosos do campo da psique humana.

Mesmo tendo estudos semelhantes, a personalidade dos dois era completamente diferente.

Ainda assim, conseguiram estruturar uma pesquisa no qual o tema central era como o comportamento do homem era sujeito a variações.

Através de dezenas de experimentos, Amos e seu parceiro conseguiram demostrar que as ações de uma pessoa são: claras, turvas, sujeitos a variações, ilusões de óptica ou à pura cegueira.

Tal conceito revolucionou muitas ideias pré-existentes na sociedade. E tiveram papel preponderante na economia comportamental.

Amos Tversky morreu de câncer em 1996. Oito anos mais tarde, seu parceiro Daniel Kahneman ganhou o Nobel de Economia pelo trabalho desenvolvido por ambos.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Amos Tversky