Alexandre Birman

  • Nome Completo: Alexandre Lemos Birman
  • Data de Nascimento: 1/10/1976
  • Local de Nascimento: Belo Horizonte, Brasil
  • Filhos: 1
  • Idade: 41
  • Nacionalidade: Brasileiro
  • Ocupação: CEO da Arezzo
  • Conhecido como: Alexandre Birman
  • Estado Civil: Divorciado
  • Site Oficial: https://alexandrebirman.com/
  • Redes Sociais:

Quem é Alexandre Birman

Alexandre Birman é o CEO da Arezzo & Co, maior empresa varejista de calçados femininos da América Latina. Alexandre também é fundador da marca Schutz, uma das marcas do grupo e que possui mais de 60% das vendas voltadas para o mercado exterior. Além de ser responsável pela grife “Alexandre Birman”, seguimento que leva seu próprio nome e que é direcionada para o seguimento de alto luxo.

Tanto a Arezzo como a Schutz fazem parte, desde 2007, da holding Arezzo & Coo. Isso graças à compra de 25% de suas ações realizadas pelo fundo de investimento brasileiro Tarpon.  Nesse período Alexandre Birman assumiu o cargo de vice-presidente do grupo.

A história  da família no setor começou em 1972 quando Anderson Birman, seu pai, e Jefferson Birman, seu tio, montaram uma pequena fábrica de calçados em uma pequena propriedade da família em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais.

Desde os 12 anos Alexandre faz “parte” da empresa. Quando criança ajudou a família atuando em todos os setores da empresa.

Pela marca ter um conceito diferente da maioria das grifes brasileiras, que é não possuir fábrica própria, ou seja, o empreendimento é baseado na terceirização do local onde serão fabricados seus produtos.

Com essa diferenciação, a filosofia do negócio é focado em três pilares:  criação, marketing, comercialização.

Através desses pontos o negócio alcançou status e mercado.

Porém Alexandre Birman focou em calçados que possuiam sua própria identidade. Por isso lançou a marca Schutz em 1995.

Em 2011 a Arezzo & Co abriu seu capital na Bovespa em uma operação de 1,6 bilhão de reais. O conglomerado é avaliado em mais de 3,5 bilhões de reais.

Biografia de Alexandre Birman

Alexandre Birman nasceu no dia primeiro de outubro de 1976. Na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Alexandre é filho do casal Anderson Birman e Maria Lúcia Café e irmão de Patricia Birman.

Desde cedo esteve presente na Arezzo. Empresa de calçados que seu pai e tio fundaram em 1972 em Belo Horizonte.

Desde jovem já participava de algumas ações ligadas ao empreendimento da família.

Na juventude, mudou-se para os Estados Unidos. Época em que estudou em um colégio interno nos arredores de Boston por quase quatro anos.

Aos 15, voltou ao Brasil. Nessa época, pediu um terreno emprestado ao pai para iniciar seu negócio, um estacionamento.

“Faturava em torno de R$ 10 mil por mês. Comprei meu primeiro carro com meu próprio dinheiro aos 18 anos”, comentou Alexandre em entrevista à revista Época.

Porém, o jovem sempre teve interesse em trabalhar no setor de calçados. Também por influência do pai.

Em uma feira calçado italiana conheceu um conceito de palmilha voltada para quem praticava esportes, em especial mountain bike. Algo novo para ele, que de imediato tentou implantar no empreendimento da família.

Porém, seu pai vetou, pois considerava que aquele modelo era esportivo demais para o conceito da empresa.

Ainda assim, Anderson o incentivou a abrir seu próprio negócio. Em 1995, aos 19 anos, lançou a marca de calçados Schutz.

Seguimento que em 2001, após uma feira de calçados em Las Vesgas, a multinacional canadense Aldo identificou como um bom negócio onde investir dinheiro. E encomendou 30 mil pares da marca.

Dez anos após seu lançamento, em 2005, a empresa possuía 60% de seu mercado destinado à exportação e um valor de mercado de 120 milhões de reais.

Tanto a Schutz como a Arezzo alcançaram respeito e segurança no mercado. Tanto que em 2007 receberam o investimento do Tarpon, e começaram a fazer parte do conglomerado Arezzo & Co. Alexandre assumiu o cargo de vice-presidência nesse período.

Em 2011 o conglomerado começou a negociar sua ações na Bovespa.

O crescimento da renda do negócio está representado em número que materializam seu alcance. Somente a marca Arezzo têm mais de 360 lojas espalhadas por todo o território nacional.

Em 2009, Alexandre Birman lançou uma marca de alto luxo de calçados com seu próprio nome. Os produtos são idealizados e produzidos pelo próprio empresário, e já calçaram artistas de Hollywood e estrelas da música.

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Deixe sua opinião sobre Alexandre Birman