Balanços da semana

PIB da zona do euro cresce 0,2% no terceiro trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro cresceu 0,2% no terceiro trimestre em comparação com o trimestre passado.

De acordo com os dados preliminares da agência oficial da União Europeia, Eurostat, na comparação anual a zona do euro registrou uma expansão de 1,1%. Esse resultado é superior ao previsto pelos analistas consultados pelo jornal americano “The Wall Street Journal”, que previam alta de 0,1%. 

Além disso, a Eurostat informou que a inflação no bloco teve avanço de 0,1% em outubro comparado com setembro.  Na comparação com o mesmo período no ano passado o aumento foi de 0,7%. A taxa de desemprego ficou em 7,5% na região.

Zona do euro tem inflação abaixo do desejado

Em setembro, a Eurostat anunciou que os preços nos 19 países da zona do euro subiram 0,8%, ante o resultado de 2018. A estimativa anterior foi de 0,9%, e a expectativa do mercado era de 0,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Além disso, a empresa informou que o superávit comercial com o resto do mundo aumentou, devido a uma queda das importações maior do que as exportações. Dessa forma, o superávit foi de 14,7 bilhões de euros em setembro. No mesmo período do ano passado, o montante foi de 11,9 bilhões de euros.

Confira Também: União Europeia irá investigar parceria entre Embraer e Boeing

A leitura revisada da inflação demonstrou uma desaceleração mais acentuada do que a taxa de 1% de agosto. Foi o resultado mais baixo desde novembro de 2016, quando os preços subiram 0,6%.

No entanto, o núcleo da inflação que desconsidera os preços voláteis de energia e alimentos não processados e é monitorado de perto pelo BCE, teve um avanço de 1,2% em setembro, ante 1,1% em agosto. Esses resultados estão em linha com a preliminar da Eurostat do dia 1 de outubro.

Atividade industrial cai a 45,7 em setembro

A atividade industrial na zona do euro demonstrou redução no mês de setembro. De acordo com a pequisa Índice Gerentes de Compras (PMI, sigla em inglês) essa queda é impulsionada pelas fábricas alemãs que registraram fortes perdas na produção.

Confira Também: Acordo entre Mercosul e União Europeia ameaça setor automotivo nacional

O indicador da indústria registrou no mês de setembro 45,7 alcançando o nível mais baixo desde outubro de 2012. O subíndice de produção caiu de 47,9 a 46,1, em comparação de base mensal. Por sua vez, o subíndice de novas emendas recuou de 45,9 para 43,4.

“A saúde do setor industrial da zona do euro foi de mal a pior em setembro. Deve ficar pior, com indicadores antecedentes se deteriorando mais durante o mês”, disse o economista-chefe da pesquisa Chris Williamson.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião