Zona do euro: Desemprego cai ao menor nível em agosto desde 2008

De acordo com dados divulgados pela agência oficial de estatística da União Europeia (Eurostat), nesta segunda-feira (30), o desemprego da zona do euro atingiu o menor nível em mais de 11 anos.

Dessa forma, a taxa de desemprego na zona do euro passou de 7,5% em julho para 7,4% em agosto. Especialistas foram surpreendidos pelo resultado, já que esperavam a manutenção da taxa.

A agência de estatística da UE prevê que 12,169 milhões de pessoas estavam desempregadas em agosto. Em comparação ao mês de julho, o número de pessoas desempregadas caiu 115 mil.

Um menor número de pessoas desempregadas deve fazer com que haja um aumento nos salários e, consequentemente, os gastos cresçam entre os consumidores. Sendo assim, o crescimento econômico pode ser alavancado novamente na zona do euro.

PIB da zona do euro no segundo trimestre

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro teve avanço de 0,2% nos meses de abril a junho deste ano. Entretanto, nos primeiros três meses de 2019, o crescimento registrado foi de 0,4%. As informações foram divulgadas no dia 14 de agosto pela agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

No comparativo ano a ano, o crescimento do PIB foi de 1,1% no período. Os dados ficaram de acordo com o previsto por especialistas entrevistados pelo “The Wall Street Journal”.

Veja também: Banco Central poderá autorizar a entrada de capital estrangeiro nos bancos

A produção industrial dos 19 países que fazem parte da zona do euro teve baixa de 1,6% no mês de junho, em comparação com maio deste ano. Analistas estimavam uma baixa de aproximadamente 1,2%, valor menor do que o obtido.

Na comparação ano a ano, a indústria registrou queda de 2,6% em produção no mês de junho na zona do euro. O percentual de baixa previsto era de 1,2%. Em contrapartida, maio teve alta de 0,8% em comparação a abril deste ano. Entretanto, houve uma baixa, também, de 0,8% na comparação ano a ano, levando em conta o mesmo período.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião