XP perde terceiro maior escritório de agentes autônomos para rival BTG, diz jornal

A EQI Investimentos, o terceiro maior escritório de agentes autônomos da XP, fez as malas e partiu o rival BTG Digital. As informações foram publicadas no blog do Lauro Jardim, no jornal “O Globo”.

O escritório de agentes autônomos EQI, com cerca de R$ 9 bilhões sob administração e quase 40 mil clientes, teve 49% de sua participação comprada pelo BTG Pactual (BPAC11), que irá abrigar seus serviços por seis meses em sua plataforma.

A ideia do banco de André Esteves é transformar a EQI em uma corretora independente ligada à sua plataforma digital utilizando a sua estrutura de tecnologia.

Recentemente, o BTG Pactual levantou R$ 2,65 bilhões em uma oferta de ações. “Essa munição tem um alvo claro: roubar participação da XP no varejo”, diz uma fonte ligada ao setor.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

De acordo com o jornal, o escritório, que possui mais de 300 assessores de investimentos, deve ser apenas o primeiro dos agentes autônomos da XP a seguirem o mesmo caminho e tornarem-se corretora em sociedade com o BTG.

EQI pede rescisão de parceiro com XP

O movimento do EQI de se desvincular da XP, de Guilherme Benchimol, no entanto, ainda precisará ser aprovado pelo Banco Central (BC). O contrato entre as duas empresas se encerrará em dois meses. Até lá, porém, o acordo deve seguir normalmente.

O escritório teve sua origem de um blog, o “Eu Quero Investir”, do qual foram tiradas as letras para a sigla. O EQI possui sede em Balneário Camboriú (SC) e 11 escritórios em sete estados do Brasil.

Saiba mais: XP e JHSF anunciam lançamento de novo empreendimento “Villa XP”

A EQI é o maior em carteira na XP e disputa o prêmio de melhor escritório do Brasil no Brazil Advisor Awards 2020. A premiação acontecerá na próxima semana, realizada pela corretora de Benchimol.

Procurados, o BTG Pactual e a XP informaram que não iriam comentar caso. A EQI não se posicionou até o fechamento desta reportagem.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião