XP Inc. compra fintech do ramo de antecipação de recebíveis

A XP Inc. (NASDAQ: XP) informou, nesta terça-feira (30), que adquiriu uma participação majoritária na Antecipa. A fintech opera em uma plataforma digital no segmento de antecipação de recebíveis.

Criada em 2015, a Antecipa tem o intuito de oferecer uma forma mais eficiente para que as companhias rentabilizem suas posições de caixa, além de fornecer uma alternativa menos custosa para o financiamento de fornecedores. A XP não divulgou o valor da transação.

Segundo a companhia, a aquisição é uma oportunidade para expandir o portfólio de produtos oferecidos e salientar a sua presença nos segmentos middle e corporate no Brasil. O comunicado informa que a XP dará acesso total à Antecipa de toda a sua base de clientes para acelerar o crescimento do negócio. Os criadores da fintech, Michel Borges e Camilo Telles, irão manter a independência na administração da empresa.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O modelo desenvolvido pela fintech visa integrar financeiramente empresas de grande porte e seus fornecedores. As companhias podem ter ganho financiado seus fornecedores — através da antecipação de recebíveis –, ao passo que também mantém sua cadeia de abastecimento de produtos e serviços saudável.

A Antecipa estabelece a taxa de desconto de uma maneira dinâmica para cada transação. Sendo assim, através de algoritmos próprios, a fintech procura maximizar o retorno do fluxo de caixa dos clientes buscando um preço justo para cada transação.

O CFO da XP, Bruno Constantino, disse no comunicado que, embora a fintech atue em um mercado de grandes agentes, ainda existem ineficiências que podem ser corrigidas. “Entrar neste segmento tão relevante em um momento como o atual, no qual as empresas estão precisando minimizar custos e apoiar os seus fornecedores, é uma grande oportunidade para a XP, inclusive colaborando para uma retomada mais rápida da nossa economia”.

A conclusão da compra está sujeita ao cumprimento de condições precedentes, incluindo a autorização prévia do Banco Central (BC), no que tange à regulamentação vigente.

Expansão da XP

Essa não foi a única aquisição da XP nas últimas semanas. No início deste mês, a companhia acertou a compra da DM10, marketplace do setor de seguros, que opera conectando corretores à seguradoras. O valor da transação também não foi divulgado.

“A XP acredita que pode ser uma das líderes de mercado nos próximos anos, ao democratizar o acesso a produtos superiores e aproveitando sua experiência em distribuição”, informou a companhia em nota.

A aquisição da XP cumpre um dos pontos levantados pela companhia no propecto da oferta pública inicial de ações (IPO) em dezembro de 2019, que era de expandir sua participação no mercado de seguros.

Veja também: XP anuncia follow-on de US$ 1, bilhão na SEC

Dias antes, a empresa anunciou a compra de uma participação majoritária na fintech Fliper — que possui um aplicativo para consolidação de contas de corretoras e bancos. A empresa oferece uma funcionalidade em que mostra, em uma só tela, informações de diversas instituições financeiras do mesmo usuário.

A faixa etária do público que utiliza a ferramenta está entre 25 e 40 anos, e os usuários possuem em média duas contas. A ideia central da XP com a aquisição é ajudar o seu cliente a entender melhor a sua carteira de investimentos.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião