Xi Jinping crítica indiretamente medidas de Donald Trump

A presidente da China, Xi Jinping, criticou o atual momento econômico mundial, no qual ele utilizou o termo “lei da selva”, para definir, de forma indireta, as ações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Entre os principais objetivos da fala de Xi Jinping esta, principalmente, se posicionar em relação a política dura de taxação dos produtos importados da China, medida que Trump aplica desde o início de 2018 e que vem afetando a economia global.

Pelo divulgado pelo Financial Times, a declaração do mandatário chinês foi feita na abertura da Exposição Internacional de Importações da China, em Xangai.

“À medida que a globalização se aprofunda, as práticas de ‘lei da selva’ e ‘vencedor leva tudo’ são um caminho estreito que leva a um beco sem saída”, afirmou Jinping.

O presidente chinês ainda fez questão de defender que políticas agregadoras e que visam o bem geral são o caminho certo a se seguir.

As declarações do político deixam as questões envolvendo as duas potências ainda mais complicadas.

Anteriormente Trump havia acenado com um possível acordo através de sua conta do Twitter. Porém a questão foi contrastada pelo assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, que afirmou que a situação está longe de um acordo.

A expectativa agora é pelo encontro entre Xi Jinping e Donald que acontecerá no final de novembro, no encontro entre os líderes do G-20, na Argentina.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião