WhatsApp Pay “será aprovado” no Brasil, diz Campos Neto

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quarta-feira (2) que a plataforma de pagamentos WhatsApp Pay (WAP) terá seu recurso aceito no Brasil em um processo regulatório normal.

O chairman da autoridade monetária afirmou, no Fórum Bloomberg Emerging + Frontier, que o meio de pagamentos WhatsApp Pay “será aprovado”, visto que as preocupações quanto a questões de concorrência e proteção de dados estão atenuadas.

A empresa ainda ambiciona a liberação da parceria com a bandeira Mastercard e a credenciadora brasileira Cielo (CIEL3), mesmo enquanto a autarquia federal discute alternativas com outros participantes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Após o anúncio do WhatsApp Pay em junho, o BC avaliou a proposta do Facebook, dono da empresa, grande demais para ser acelerada. “Foi um arranjo grande, com mais de 100 milhões de pessoas, então poderia influenciar o mercado”, afirmou o presidente da autoridade monetária. “Então, pedimos a eles que seguissem a trilha normal de autorização como qualquer outro acordo.”

BC suspende WhatsApp Pay por questões regulatórias

Nesse sentido, o Banco Central suspendeu o sistema de pagamentos via WhatsApp, argumentando que o negócio ainda deveria ser analisado em vista de questões regulatórias. Desde a suspensão, Campos Neto afirmou que vinha observando um avanço nas conversas. “A principal preocupação que tínhamos era se isso iria promover a competição e proteger os dados das pessoas”, declarou o economista.

Nesse sentido, o presidente do BC afirmou que manteve conversas com a holding dona do Google Alphabet sobre o Google Pay disponível no Brasil, assim como com o diretor executivo do Paypal, Daniel Schulman. E, quando questionado se WeChat, a mídia social chinesa da Tencent que opera no segmento de pagamentos digitais, Campos Neto pontuou que todas as empresas serão bem recebidas, entretanto a autoridade monetária irá avaliar a “fragmentação do mercado”, pois quando “há aglomerados independentes, eles não estão conectados e torna-se muito difícil para o Banco Central monitorar”.

Enquanto analisa a plataforma de pagamentos WhatsApp Pay, o BC ainda trabalha para disponibilizar o Pix, o sistema de pagamentos instantâneos da entidade, em novembro. O novo modelo irá permitir pagamentos para pessoas em todo o país, 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião