WhatsApp: Banco Central solicita informações sobre serviço de pagamentos

O Banco Central (BC) e o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) pediram informações mais detalhadas aos participantes (empresas) da nova funcionalidade do WhatsApp, que consiste na realização de pagamentos e transferências diretamente pelo aplicativo.

O anúncio da nova ferramenta do WhatApp no Brasil foi feito na última segunda-feira (15). Vale destacar que esta funcionalidade ainda não existe em nenhum outro país.

A Cielo será a companhia responsável por processar as transações. Neste início, o serviço poderá ser acessado por pessoas que tenham cartões de crédito e débito das seguintes instituições:

  • Banco do Brasil (BB)
  • Nubank
  • Sicredi

Pelo lado de bandeiras de cartões, a Visa e o Mastercard estão no acordo e, segundo informações do “Valor Investe”, a Elo deverá entrar em breve na parceria.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O WhatsApp possui cerca de 120 milhões de usuários no Brasil. Sendo assim, sua base de “clientes” é muito maior do que a de qualquer banco nacional. Ou seja, o aplicativo pode, facilmente, se tornar um gigante no meio de pagamentos digitais no País e assim diminuir a demanda de outras empresas que já são do setor.

O WhatsApp, em nota ao jornal, destacou que compartilha ““a visão do Banco Central sobre o futuro dos pagamentos instantâneos, open banking e as oportunidades que ele cria para a competição e a inovação no ecossistema financeiro do Brasil”.

Ações da Cielo dispararam após anúncio de parceria com o WhatsApp

A Cielo se destacou entre as altas do principal índice acionário brasileiro da bolsa de valores de São Paulo (B3), o Ibovespa, na última segunda-feira (15), após o anúncio da parceria com o WhatsApp. As ações da companhia, por volta das 12h20 daquele dia, chegaram a operar com uma variação positiva de 34,68%. A empresa encerrou o pregão desse dia com uma alta de 14,01%.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião