Warren Buffett faz 90 anos

“Nunca aposte contra a América. Nada pode parar essa nação”, declarou o mega-investidor americano Warren Buffett em julho passado, durante a tradicional assembleia dos acionistas da Berkshire Hathaway, seu fundo de investimento.

Uma frase que é duplamente importante: não somente pelo seu histórico de sucessos nos investimentos. Mas pelo fato que Warren Buffett conhece bem a história dos EUA. Neste domingo (30) o “oráculo de Omaha” faz 90 anos, ou seja ele participou em mais de um terço da vida dos Estados Unidos como país independente.

Ao longo desse (quase) século de existência, Buffett é conhecido por identificar sempre um bom investimento. Em Wall Street, ele é considerado o mestre da negociação de ações. Com algumas particularidades que todos os investidores mantém sempre bem claros em suas mentes.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Primeiro: historicamente, ele nunca investiu em ouro. Pois sempre acreditou que o mercado acionário teria uma rentabilidade maior do que o metal precioso. Além de considerar o ouro um ativo “anti-patriótico”, porque iria contra os interesses dos Estados Unidos. Entretanto, em 2020 surpreendeu todos ao comprar ações da Barrick Gold, a segunda maior mineradora do mundo.

Quando questionado sobre a escolha, Warren Buffett respondeu que em tempos não convencionais, como o que estamos vivenciando por causa do novo coronavírus (covid-19), escolhas anticonvencionais são necessárias.

Escolhas como zerar suas posições em alguns ativos. Por exemplo,em março abandonou todos os investimentos em companhias aéreas, prevendo o colapso do transporte aéreo global dizimado pela pandemia. O pânico desencadeou uma série de vendas das ações da Delta e na American Airlines a nível global.

De garoto-investidor a indicador “Warren Buffett” do mercado

Diz a lenda que ele começou a investir suas pequenas economias aos 11 anos. Quando alugou para criadores de gado um pequeno pedaço de terra de propriedade de sua família no estado do Nebraska, obtendo dessa forma seu primeiro retorno constante.

Depois de se formar em Economia e fazer um mestrado na Universidade de Columbia (não em Harvard, que rejeitou sua candidatura, se arrependendo amargamente em seguida), Warren Buffett começou a trabalhar em Nova York para o primeiro hedge fund da história, o fundo Graham.

Entretanto, quando o fundador, Benjamin Graham, se aposentou, Buffett se recusou a se tornar sócio do fundo. Voltou ao Nebraska e fundou seu próprio fundo de investimento, o Buffett Partnership, com o qual aplicou as estratégias de investimento ensinadas pelo próprio Graham, conhecidas como value investing, ou seja, a busca por ações desvalorizadas para comprar e manter por períodos muito longos.

Graham é outro “Moisés dos investimentos”, tendo escrito uma das Bíblias do setor “O investidor inteligente”. E, não por acaso, por meio desse método, Buffett adquiriu participações em gigantes como:

  • Coca Cola;
  • Gillette;
  • McDonald’s;
  • Kirby Company;
  • Walt Disney;

Logo em seguida, ele abriu o capital da Buffett Partnership e fundiu-a com uma empresa têxtil também listada, a Berkshire Hathaway, da qual manteve o nome.

Ao longo dos mais de 75 anos de carreira, além de obter retornos incríveis de suas ações, a maior rentabilidade obtida por Warren Buffett foi sua credibilidade coo investidor, que aumentou muito mais do que os juros compostos. Uma posição tão privilegiada que se converteu em uma referência global.

Foi até criado um indicador com seu nome que orienta as escolhas de investimento no mercado de ações, baseado na visão de Buffett sobre a conjuntura do momento. É um algoritmo que avalia o desempenho do mercado de ações, porém, relacionando-o ao Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos.

O indicador foi um dos poucos a prever a chegada da crise de 2008, embora não com essa magnitude. E, não por acaso, Warren Buffett, abandonou gradativamente as ações do setor bancário antes do colapso do Lehman Brothers.

Recentemente, esse indicador colocou o mercado de ações dos EUA em níveis anteriores à bolha da internet, identificando uma contração do setor industrial. E isso também motivou as escolhas do portfólio da Berkshire Hathaway.

Filantropo, sóbrio e respeitado

Além de seus sucessos no mercado financeiro, Buffett também é conhecido por suas atividades filantrópicas. Ele é um dos principais financiadores da fundação de seu amigo e sócio Bill Gates.

Mas ele também é famoso por sua alimentação simples e seu estilo de vida sóbrio, chegando a usar até o transporte público em muitas ocasiões. Tanto que uma das frases mais famosas usadas pelos operadores do mercado para descrever Warren Buffett é “Wall Street é o único lugar onde quem chega em Rolls-Royce busca conselhos de quem chega de metrô”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião