Votação da reforma da Previdência retornará em 6 de agosto, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, declarou nesta sexta-feira (12) que o segundo turno da votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ocorrerá após o recesso parlamentar.

Segundo o ministro, o segundo turno da votação da reforma da Previdência começará no dia 6 de agosto às 16h.

Além disso, Lorenzoni falou também que irá se licenciar do cargo de ministro para poder votar a reforma. Isso pode ocorrer pois o ministro foi eleito deputado federal pelo DEM-RS nas últimas eleições, em 2018.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

No primeiro turno da Previdência no plenário, o parlamentar retomou o mandato de deputado para participar da votação.

O ministro ressaltou que a prorrogação da votação para agosto não altera o calendário do governo. “Nosso planejamento é votar o segundo turno da PEC no Senado na semana posterior ao dia da Pátria, entre 9 e 15 (de setembro). Na eventualidade da votação da Câmara ir para agosto, sendo na primeira semana, não altera muito esse calendário”, explicou Lorenzoni.

Para ele, o atraso na votação foi motivado pela demora da sessão dedicada aos destaques da reforma.

A reforma da Previdência foi aprovada no plenário da Câmara dos Deputados, em primeira votação, na última quarta-feira (10). No entanto, o texto ainda passará por mais uma votação na Câmara e por duas votações no Senado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

Rodrigo Maia tentará encerrar votação antes do recesso

Nesta sexta-feira, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, reconheceu que não será possível encerrar a votação nesta semana, como havia afirmado anteriormente. Contudo, Maia afirmou estar trabalhando para encerrar antes do recesso dos parlamentares.

Saiba mais: Votação do 2° turno da reforma pode ficar para próxima semana, diz Rodrigo Maia

O ideal é que a gente consiga terminar ainda no final do primeiro semestre legislativo. Não é 100% garantido, mas é o nosso esforço”, ressaltou o deputado federal em entrevista a Rádio Bandeirantes.

A expectativa era de que a votação dos dois turnos fosse encerrada até o final desta semana por conta recesso parlamentar que começa no dia 18 de julho.

“A gente sabe que o tempo é exíguo, nós temos o dia de hoje, talvez amanhã, alguma chance entre segunda e quarta, com quórum que pode ser mais reduzido”, declarou Maia sobre a votação da reforma da Previdência.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião