Volkswagen: vendas globais caem 17,5% em junho

A Volkswagen informou, nesta sexta-feira (17), que suas vendas globais caíram 17,5% em junho na comparação anualizada, refletindo uma menor demanda em todas as regiões do mundo, com exceção à região da Ásia-Pacífico. No mês passado, a montadora vendeu 804,1 mil veículos.

Embora a região Ásia-Pacífico tenha se destacado no período, com um avanço de 0,2%, as vendas da Volkswagen caíram 4% na China, para 341 mil veículos. As vendas de Hong Kong, cidade semi-autônoma, estão inclusas nos dados chineses.

As encomendas na Europa Ocidental, por sua vez, recuaram 30%, para 255,2 mil veículos. A América do Norte apresentou uma baixa de 23%, com as vendas de 62,3 mil unidades, enquanto a América do Sul registrou uma retração levemente maior, de 27%, para 35,5 mil veículos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No acumulado do primeiro semestre deste ano, o grupo da Volkswagen — que também contempla as marcas Audi, Skoda e Porsche — viu suas vendas caírem 27%, para 3.893.100 unidades comercializadas.

Destas marcas em específico, as vendas da companhia retraíram 18% em junho, para 447,1 mil veículos, em relação ao mesmo mês do ano anterior. A Scania, de caminhões, foi a marca com pior desempenho, com uma baixa de 41% nas encomendas, para 5,6 mil veículos vendidos.

Volkswagen já está em funcionamento no ABC paulista

A Volkswagen informou que a produção em sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) foi retomada no início de junho, inicialmente com apenas um turno, ante a três turnos de 24h antes da paralisação.

A produção ficou suspensa por dois meses devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Os funcionários da área administrativa, no entanto, continuaram trabalhando de forma remota, e devem voltar de forma gradual em uma data ainda indefinida.

De acordo com a empresa, há cerca de 80 regras que fazem parte do protocolo de segurança contra a pandemia, as quais os funcionários devem seguir. Além disso, o número de ônibus fretados para os funcionários dobrou para que os empregados possam sentar distantes um do outro e não precisem viajar com alguém sentado ao lado.

Saiba mais: Produção de veículos no Brasil cai 50,5% no semestre, diz Anafavea

Na abertura da unidade, o presidente da Volkswagen na América Latina, Pablo Di Si, ficou no portão da fábrica para estar presente durante a chegada dos colaboradores. Ele salientou que as as novas normas de higiene e segurança nas unidades da companhia no Brasil seguem os padrões de países como China e a Alemanha.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião