Volkswagen: funcionários aprovam PDV para reduzir mão de obra em 35%

A Volkswagen  informou nessa terça-feira (15) que a maioria de seus funcionários aprovou a proposta de abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) que objetiva cortar em 35% o número de trabalhadores da companhia, ao passo que os funcionários que continuarem no grupo terão garantia de emprego até 2025. A decisão aconteceu durante uma assembléia no pátio da fábrica em São Bernardo do Campo.

Além disso, a proposta da Volkswagen contempla a adoção de suspensão de contratos de trabalho (lay-off) por até dez meses com salários menores em comparação aos que pagos até agora, além do congelamento de reajuste salarial e mudanças em benefícios.

O programa também destaca que os funcionários com até dez anos de trabalho que aderirem ao plano de demissão voluntária terão direito a 25 salários extras, ou seja, além dos que são previstos na rescisão. Nesse sentido, o número de salários depende do tempo de serviço e pode chegar a té 35 salários para os funcionários com mais tempo de empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O presidente da companhia, Pablo Di Si, destacou recentemente que o grupo alemão deixou de produzir 146 mil veículos nesse ano, ante o mesmo período em 2019. Ele apontou que “é um número que equivale a uma fábrica inteira”.

Volkswagen vê excesso de mão de obra no Brasil

A direção da Volkswagen informou em meados de agosto que mantém negociações junto aos sindicados de trabalhadores de suas quatro fábricas no Brasil para discutir um excesso de mão de obra.

A Volkswagen soltou uma nota comunicando que as partes “avaliam em conjunto medidas de flexibilização e revisão de acordos coletivos vigentes para adequação do número de empregados ao nível atual de produção com foco na sustentabilidade das operações no cenário econômico atual, muito impactado pela pandemia”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião