Vivara pretende realizar IPO na B3 em outubro, aponta jornal

A rede de joalherias brasileira Vivara deu início nesta semana às preparações para seu Initial Public Offering (IPO). De acordo com o “Valor Econômico”, a empresa pretende ser listada na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão) em outubro.

A Vivara mira captar cerca de R$ 1,5 bilhão com a oferta de ações. A companhia teria contratado três instituições financeiras para coordenar o IPO:

  • Itaú BBA;
  • Bank of America (BofA) Merrill Lynch;
  • e a XP Investimentos.

O público alvo da Vivara são indivíduos da classe média. A Vivara pertence à família Kaufman, que também é dona da rede móveis Etna.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Histórico da Vivara

Fundada em São Paulo em 1962 pelo ourives David Kaufman, a Vivara tem mais de 200 lojas espalhadas de norte à sul do Brasil.

“Transformar sonhos em joias. Foi com essa missão que a Vivara nasceu. Em 1962, uma loja familiar no centro de São Paulo abria suas portas, com o compromisso de oferecer peças criadas com o mesmo cuidado com que os antigos ourives faziam joias exclusivas e eternas”, afirma a empresa.

O imigrante romeno chegou com ao Brasil com a esposa durante a Segunda Guerra Mundial. Então, começou a cravar diamantes e desenvolver peças sob medida na Rua Sete de Abril, segundo a revista “Cláudia”.

Saiba mais – Novo IPO em 2019: Neoenergia deve precificar ações no fim de junho

Os negócios expandiram com a atuação do filho de David, Nelson Kaufman, em 1976. Nelson implantou inovações no negócio, como uso de quartzo, citrinino e ametista. Em adendo, aprendeu uma técnica de lapidação diferenciada. Por meio destes novos conhecimentos, pôde produzir em escala, mas com a qualidade de uma peça única.

Apenas em 1980, com a transferência da loja de rua para o Shopping Eldorado, que o empreendimento foi intitulado Vivara. Todas as joias fabricadas pela empresa contam com um “V” grafado, que assinalam o design exclusivo da marca.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião