Balanços da semana

Via Varejo (VVAR3) responde B3 sobre oscilação de ações

A Via Varejo (VVAR3), em comunicado ao mercado na noite da última terça-feira (21), prestou esclarecimentos sobre a solicitação da B3 – Brasil, Bolsa, Balcão (B3SA3), que pediu informações relacionadas a movimentação atípica de ações de emissão da empresa.

Em solicitação, a B3 citou as oscilações registradas nos papéis da Via Varejo nos últimos dias e o alto número de negociações. “Prezado Senhor, Tendo em vista as últimas oscilações registradas com as ações de emissão dessa empresa, o número de negócios e a quantidade negociada, conforme abaixo, vimos solicitar que seja informado, até 21/07/2020, se há algum fato do conhecimento de V.S.a. que possa justificá-los”, solicitou a B3.

Via Varejo
Variação de preços, negociações e quantidade de ações da Via Varejo nos últimos 10 pregões.

Em resposta à B3, a Via Varejo informou que o número de negócios e quantidade de ações negociadas descritos na tabela acima estão dentro dos padrões verificados nos últimos meses.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com a dona das Casas Bahia, do Ponto Frio e do Extra.com uma das explicações para o número de negócios com ações de emissão da companhia e a quantidade de ações negociadas nos últimos meses é o crescimento da base acionária. “A título exemplificativo, conforme informado no item 15.3 do Formulário de Referência da Companhia, a base de acionistas pessoas físicas passou de 122 mil, em setembro de 2019, para aproximadamente 348 mil, em junho de 2020”, informou a varejista.

Sobre as oscilações do dia 20 de julho de 2020, entretanto, a empresa destacou que essas, sim, podem ter sido influenciadas pelas informações que estavam no Fato Relevante divulgado ao final do pregão do mesmo dia, que vazaram no Twitter sem a permissão da companhia horas antes (durante o funcionamento do mercado de ações).

Publicação de dados da Via Varejo no Twitter

A Via Varejo publicou, no início da tarde da última segunda-feira (20), dados sobre vendas de eletrônicos em sua conta oficial no Twitter, mas apagou horas depois.

No mesmo dia, entretanto, a Via Varejo comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que a publicação feita por seu departamento de comunicação sobre dados comparativos do crescimento de vendas no segundo trimestre não estava autorizada.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião