Vendas de veículos novos sobem 13,3% em setembro; maior resultado mensal do ano

De acordo com dados divulgados pela Fenabrave nesta sexta-feira (2), as vendas de veículos novos no País, levando em conta carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, totalizaram 207,7 mil unidades em setembro, uma alta de 13,3% na comparação com o mês anterior. Este foi o maior resultado mensal do ano.

Além disso, desde fevereiro, quando foram comercializados 201 mil veículos, que era a maior marca até a divulgação de hoje, o mercado não passava das 200 mil unidades novas vendidas.

O resultado mostra que o mercado continua se recuperando depois do choque econômico em decorrência da pandemia de coronavírus. O ritmo, porém, ainda é inferior ao padrão pré-pandemia. Em comparação a setembro de 2019, as vendas de veículos tiveram queda de 11,5%, segundo a Fenabrave.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No acumulado de janeiro a setembro, as vendas de veículos, num total de 1,37 milhão de unidades, tiveram queda de 32,3% em relação ao mesmo intervalo do ano passado. “A cada mês que passa, conseguimos observar que o mercado vem retomando os volumes e se readequando ao que se convencionou chamar de novo normal. Tanto que, apesar de ter o mesmo número de dias úteis de agosto (21), o volume de setembro foi mais elevado”, disse Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

As vendas de carros de passeio e utilitários leves, como picapes e vans, subiram 14,6% em setembro, frente ao mês de agosto. Na comparação ano a ano, a queda foi de 10,9%.

No total, 198,8 mil carros foram licenciados em setembro. A líder do mercado foi a Fiat, com 19,7% das vendas totais, seguida por Volkswagen (17,1%), General Motors (16%) e Hyundai (8,4%). No acumulado do ano, as vendas de carros têm queda de 32,9%.

Por outro lado, as vendas de caminhões tiveram queda de 8,3% em setembro em relação ao mês anterior e 20,3% na comparação com setembro do ano passado, somando 7,4 mil unidades. As vendas de caminhões acumuladas, de janeiro a setembro, somaram 62,6 mil, queda de 16,2%.

Em relação aos ônibus, foram 1,5 mil emplacados em setembro, equivalente a uma baixa de 13,6% em relação ao mês anterior. Na comparação anual, as vendas de coletivos tiveram queda de 33,9%.

Segmento de moto se destaca em setembro

Para fechar as vendas de automóveis, o segmento de motos novas mostrou, em setembro, uma alta de 3,8% frente a agosto, segundo levantamento apresentado pela Fenabrave. Em comparação com o mesmo mês do ano passado, houve uma alta de 13,55% nas vendas de motos, que somaram 99,6 mil unidades em setembro.

“O segmento de motocicletas está realmente aquecido, tanto pela procura de um transporte individual, como pela consolidação como veículo de trabalho. Por outro lado, a produção segue prejudicada pela falta de componentes, fazendo com que o prazo médio para entrega do veículo seja de, aproximadamente, 40 dias”, disse o presidente da Fenabrave.

No acumulado de janeiro a setembro, entretanto, 631,1 mil motocicletas foram vendidas no Brasil. O número é 20,8% menor do que o apresentado nos nove primeiros meses do ano passado em relação a este setor de veículos.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião