Vendas de veículos crescem mais de 9% em julho, segundo Anfavea

A Associação Nacional dos Fabricantes Automotores (Anfavea) reportou que as vendas de veículos no cenário nacional, em julho, aumentaram 9,1%, em comparação ao mês anterior. Em julho, 243,6 mil automóveis foram emplacados. Entretanto, em junho, foram apenas 223,2 mil.

Se a comparação for feita ano a ano, o avanço nas vendas foi de 12%, segundo a Anfavea. Além disso, a alta anual chegou a 12,1% com o valor adquirido em julho, em comparação a 2018. Até o momento são 1,55 milhão de unidades novas nas ruas.

Produção de veículos

Indo na mesma direção, a produção de veículos também cresceu em julho em relação ao mesmo período de 2018. A alta atingida foi de 8,4%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O mês passado foi o melhor julho em produção de veículos, segundo a Anfavea, desde 2013. Foram feitas 266.371 unidades de automóveis, contra apenas 245.641 do mesmo mês do ano passado.

“Estamos com otimismo moderado. Temos que ter certo cuidado, mas existem elementos na economia atual que podem impulsionar um segundo semestre melhor”, diz Luiz Carlos Moraes, mandatário da Anfavea.

A redução da taxa Selic e a reforma na Previdência são dois dos fatores que animam o setor de automóveis.

Veja também: AES Tietê tem baixa de 62% no lucro líquido do segundo trimestre 

Exportações caíram, segundo Anfavea

Na contramão do otimismo do setor, as exportações tiveram uma baixa de 15,3% em relação ao mesmo período de 2018. A crise Argentina é uma das responsáveis pelo recuo. Em julho do ano passado, foram exportados 49.705 automóveis. Neste ano, foram apenas 42.115.

Mesmo com as exportações em baixa, o número ainda foi melhor do que o adquirido em junho, de 40.434 veículos.

“Tivemos um crescimento importante em Colômbia e México, mas ainda são mercados pequenos para nós. Isso não compensa o impacto da Argentina”, afirma Moraes, presidente da Anfavea.

Licenciamento

O número de licenciamentos também subiu em julho deste ano. A alta foi de 12% em comparação ao igual período do ano passado. O tipo de veículo que mais ajudou este número a subir foi o caminhão, de acordo com dados reportados pela Anfavea.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião