Vendas totais de shoppings da XP Malls têm alta de 54,1% no 4T19

A gestora da XP Malls (XPML11), XP Investimentos, apresentou os resultados referentes ao quarto trimestre de 2019 do fundo imobiliário nesta quinta-feira (13). As vendas totais de shoppings da XP Malls tiveram alta de 54,1% no último trimestre do ano passado, em relação a 2018, somando R$ 1,613 bilhão.

As vendas “mesmas lojas” (Same Store Sales, na sigla em inglês) tiveram crescimento de 8,2% ante o quarto trimestre de 2018. Esse indicador operacional considera unidades que foram abertas há pelo menos 12 meses.

Veja também: Confira 5 FIIs que mais desvalorizaram em janeiro

Os aluguéis de lojas abertas há pelo menos um ano registraram um avanço de 7,5% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As vendas por metro quadrado ficaram em R$ 1.581, uma alta de 14,8% ante o quarto trimestre do ano retrasado.

A taxa de ocupação do portfólio ficou em 96,5%, registrando inadimplência líquida de 0,2%.

Fundos imobiliários no Brasil

Mais de 390 fundos imobiliários já estão listados no mercado brasileiro. Essa classe de ativos consiste em um tipo de investimento em renda variável.

Saiba mais: confira os 3 melhores FIIs pensando em sua previdência

Ao investir nessa categoria, os cotistas fazem um aporte em imóveis já existentes, em construção ou em dívidas emitidas para financiar outros imóveis.

Entre os tipos de imóveis para investir estão:

  • Lajes corporativas;
  • shoppings;
  • galpões logísticos;
  • hospitais;
  • sedes empresariais;
  • imóveis de varejo;
  • imóveis residenciais;
  • títulos de dívida imobiliária, como LCI e CRI.

Com os fundos imobiliários, os cotistas conseguem investir em imóveis sem precisar lidar com trâmites imobiliários e os impostos como o IPTU, por exemplo.

O fundo imobiliário XP Malls, XPML11, foi o terceiro mais negociado do ano passado. Ele surgiu há menos de três anos e obtém renda por meio de shopping centers. Atualmente, o XPML11 detém dez shoppings, sendo que 53% está na região Sudeste, 30% no Norte e 17% no Nordeste.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião