Vendas no varejo dos EUA saltam 1,9% em setembro

As vendas no varejo dos Estados Unidos saltaram 1,9% em setembro, conforme foi divulgado pelo Departamento de Comércio dos EUA nesta sexta-feira (16). Esse resultado ficou acima do que era estimado por especialistas ouvidos pela agência “Reuters” de um aumento de 0,7% nas vendas no mês passado. Trata-se do quinto mês consecutivo de alta.

As vendas no varejo foram puxadas por roupas, artigos esportivos, carros, móveis e eletrônicos. As lojas de roupas apresentaram aumento de 11%. Nas concessionárias e lojas de autopeças as vendas cresceram 3,6%. Os artigos de camping e aparelhos de ginástica registraram alta de 5,7% nas lojas esportivas.

Excluindo automóveis, gasolina, materiais de construção e serviços alimentícios, as venda no varejo aumentaram 1,4% no mês passado, antes queda de 0,3% em agosto, após o valor ter sido revisado. Esse valor representa que as vendas se recuperaram para cima do nível de fevereiro.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Os gastos dos consumidores tem sido estimulado com o subsídio que é pago semanalmente a dezenas de milhões de norte-americanos desempregados, o que de modo geral impulsiona as vendas e a economia dos EUA.

O relatório de vendas no varejo cobre apenas um terço dos gastos gerais do consumidor. Serviços como cortes de cabelo e estadias em hotéis não estão incluídos no documento. Esses negócios foram duramente afetados pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Vendas no varejo no Brasil têm queda de 7,9 em setembro, aponta Cielo

A Cielo (CIEL3) divulgou também nesta sexta-feira (16) seu relatório sobre as Vendas do Varejo do Brasil referentes ao mês de setembro. Segundo o comunicado, o setor ainda sofre com os efeitos negativos da pandemia.

Em setembro, descontada a inflação, as vendas recuaram 7,9% em comparação com o mesmo mês do ano passado. Em termos nominais, que espelham a receita de vendas observadas pelo varejista, a queda do ICVA foi de 3,5%.

Em que pese a retração do setor, setembro foi o quinto mês seguido de recuperação das vendas no varejo. Os destaques positivos foram os segmentos de Varejo Alimentício Especializado e Serviços Automotivos e Autopeças.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião