Vendas no varejo recuam 0,1% em novembro, aponta IBGE

As vendas no varejo brasileiro recuaram 0,1% em novembro em comparação com o mês de outubro, na série com ajuste sazonal. Em comparação ao mesmo período no ano de 2019, as vendas apresentaram aumento de 3,4% em novembro de 2020. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (15), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

A expectativa em pesquisa da XP Investimentos era de alta de 0,2% das vendas no varejo em novembro do ano passado, e crescimento de 4,0% na comparação anual. “Olhando para futuro, especialmente em curto prazo, existe a possibilidade de que a alta inflação de alimentos e a redução da ajuda emergencial continuem trazendo um viés negativo para o setor”, informou o relatório.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No acumulado no ano, contra igual período em 2019, houve alta de 1,2%. Já no acumulado nos últimos 12 meses manteve-se em 1,3% em novembro, “sinalizando estabilidade no ritmo de vendas em relação a outubro”, informou o IBGE.

Para 2021, o relatório da XP analisa que o setor de varejo pode perder alguma força. “No entanto, os sinais de aumento da ‘poupança circunstancial’ das famílias mais ricas e as condições de crédito positivas apontam que pode ajudar a preencher a lacuna”.

Queda nas vendas no varejo reflete a alta da inflação

Das oito atividades investigadas, cinco cresceram na comparação com o outubro, porém Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que têm peso de cerca de 45% no índice geral, apresentaram retração.

De acordo com o gerente da pesquisa do IBGE, Cristiano Santos, as quedas de 2,2% em relação a outubro e de 1,7% em relação a novembro de 2019 no volume de vendas dessa atividade refletem a inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Já as atividades de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, em que pesam, principalmente, as lojas de departamento, e de Artigos farmacêuticos, medicinais, ortopédicos e de perfumaria foram as únicas que apresentaram crescimento tanto em relação ao mês anterior quanto em relação a novembro de 2019.

Além disso, Santos explicou que o período de promoções, conhecido como Black Friday, também teve influência nas vendas no varejo.

“A Black Friday impacta as vendas no varejo, principalmente as atividades de Outros artigos de uso pessoal, Móveis e eletrodomésticos. Sendo que, nesse novembro, essas duas primeiras atividades tiveram um desempenho bem superior ao do ano anterior. Esses resultados também refletem o fato de as pessoas estarem ficando mais em casa”, comentou Santos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião