Balanços da semana

Vendas no varejo na zona do euro sofrem queda histórica em abril

As vendas no varejo na zona do euro sofreram uma queda histórica em abril de 11,7% ante março. De acordo com a agência oficial de estatísticas da União Europeia, Eurostat, essa queda é reflexo da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Os analistas consultados pelo veículo jornalístico norte-americano “The Wall Street Journal” previam retração de 19% nas vendas. Na comparação de base anual, as vendas no varejo na zona do euro despencaram 19,6% em abril.

A agência revisou os números de vendas de março, para recuo mensal de 11,1% e declínio anual de 8,8%.

Suno One: O primeiro passo para alcançar a sua independência financeira

Inflação da zona do euro desacelera 0,3% em abril, a menor em 4 anos

A inflação anual da zona do euro subiu 0,3% em abril, trata-se do nível mais baixo em quatro anos. Esse valor representa uma desaceleração quando comparado com o aumento de 0,7%, em março.

A agência estimava uma alta de 0,4% dos preços do consumidor da zona do euro, assim como os analistas ouvidos pelo “The Wall Street Journal”. A inflação demonstrou a tendência de desaceleração desde o início do ano em razão da pandemia da covid-19.

A inflação de abril foi provocada por uma queda nos preços de energia, que caíram 9,7% no mês em comparação com o mesmo período no ano anterior.  Além disso, a guerra de preços do petróleo entre a Rússia e Arábia Saudita também influenciaram.

PIB do bloco recua 3,8% no 1T20, pior resultado desde 1995

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro caiu 3,8% no primeiro trimestre deste ano em relação aos últimos três meses de 2019. Segundo Eurostat , esse é a pior retração da economia da Europa em relação a um trimestre anterior desde 1995.

Veja Também: Coronavírus: atividade de serviços na zona do euro cai à mínima histórica

O PIB está sendo fortemente impactada pela pandemia do novo coronavírus. O dado anualizado demonstra uma forte queda de 14,4% nesta base de comparação. Especialistas ouvidos pela plataforma financeira FactSet esperavam uma queda menor, de 3%. Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, a economia da zona do euro caiu 3,3%.

Além disso, a Eurostat também disse que o desemprego da zona euro subiu para 7,4% no último mês, ante 7,3% em fevereiro. Há um ano, a taxa era de 6,6%. A inflação, por sua vez, caiu 0,4% neste mês após ter subido 0,7% em março.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião