Vendas no Varejo avançam 13,9% em maio, diz IBGE

O comércio varejista registrou uma alta no volume de vendas em maio frente ao mês de abril. O avanço nas vendas no varejo foi de 13,9% em relação ao mês anterior. Esta foi a maior alta da série histórica da pesquisa, iniciada em janeiro de 2000. O crescimento acontece após o mês de abril registrar um recuo recorde de 16,3% em comparação a março. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na série sem ajuste sazonal, em relação a maio de 2019, o comércio varejista registrou uma queda de 7,2%. No acumulado do ano, as vendas no varejo tiveram queda de 3,9%. O acumulado nos últimos 12 meses, entretanto, permanece estável em 0,0%.

O avanço em maio indicou uma recuperação do comércio varejista depois de dois meses de queda por conta da pandemia de coronavírus e o isolamento social iniciado em março de 2020. O mês em questão apresentou taxas positivas em todas as oito atividades pesquisadas.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas avançou 19,6% em relação a abril. Em comparação a maio do ano passado, o comércio varejista ampliado recuou 14,9%. O acumulado em 2020 teve queda de 8,6%, contra recuo de 6,9% no mês anterior. O acumulado nos últimos 12 meses foi de -1%.

Todas as oito atividades pesquisadas, na série com ajuste sazonal, de abril a maio tiveram alta nas vendas no varejo:

  • Tecidos, vestuário e calçados (100,6%)
  • Móveis e eletrodomésticos (47,5%)
  • Outros artigos de uso pessoal e doméstico (45,2%)
  • Livros, jornais, revistas e papelaria (18,5%)
  • Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (16,6%)
  • Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,3%)
  • Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,1%)
  • Combustíveis e lubrificantes (5,9%).

Veja também: Investimentos no Brasil têm alta de 28,2% em maio, aponta Ipea

Em relação ao avanço por região nas vendas no varejo, as 27 Unidades da Federação apresentaram alta. As regiões de mais destaque foram: Rondônia (36,8%), Paraná (20,0%) e Goiás (19,4%).

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião