Vendas no varejo têm queda de 7,7% em outubro, aponta ICVA

As vendas no varejo brasileiro anotaram um recuo de 7,7% em outubro, descontada a inflação, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta segunda-feira (16), ainda refletindo os impactos da pandemia da covid-19.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/12/a22b3fbd-relatorio-5-amostras-gratuitas-5.png

“O ritmo de recuperação do varejo diminuiu em outubro, apesar dos segmentos mais afetados no começo da pandemia, como Bares e Restaurantes, e Turismo e Transporte, continuarem mostrando redução nas quedas”, afirma o superintendente-executivo de Inteligência da Cielo (CIEL3), Gabriel Mariotto.

De acordo com a credenciadora, em termos nominais, que espelham a receita de vendas registradas pelo, o ICVA apresentou uma queda de 1,6% em outubro, ante mesmo mês de 2019.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Não obstante a contração na base anualizada, o comércio varejista observou o sétimo mês consecutivo de retomada, pelo levantamento da Cielo. Os destaques do período ficaram com setores de alimentação, incluindo bares e restaurantes, e de veterinárias e pet shops.

Em contrapartida, entre os setores que puxaram a desaceleração estão os de materiais de construção e automotivo. “Os setores que mais contribuíram para o abrandamento da recuperação foram os que até setembro cresciam bem acima da média, como Supermercados e Hipermercados e Materiais para Construção”, destacou Mariotto.

Vendas no varejo caem em todas as regiões

Segundo índice, todas as regiões do País apresentaram um recuo nas vendas em comparação com 2019. As regiões Sudeste e Nordeste registraram a maior retração em outubro, de 9,2%. Em sequência aparecem as regiões Sul (-6,7%), Centro-Oeste (-6,3%) e Norte (-2,9%).

Já no ICVA nominal, que não considera o desconto da inflação, com ajustes de calendário, a Norte apresenta uma variação positiva de 5,6%, enquanto o Centro-Oeste anotou um avanço de 0,8%. Na mesma base, as vendas no varejo nas regiões Sul (-0,4%), Nordeste (-2,5%) e Sudeste (-4,0%) continuaram negativas em outubro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião