Vendas no e-commerce brasileiro aumentam 87% em outubro

As vendas no e-commerce brasileiro tiveram um aumento de 87% no mês de outubro em relação ao mesmo período de 2019, segundo o indicador macroeconômico SpendingPulse, da Mastercard. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (30) pelo Grupo Estado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A média de crescimento do e-commerce no Brasil, que foi impulsionado durante a pandemia do coronavírus (covid-19), foi de 84,5% nos últimos três meses na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao passo que o resultado para o terceiro trimestre foi de 81,5%.

A pesquisa considera compras em geral, realizadas com diferentes tipos de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

De acordo com o diretor de Análise Avançada da Mastercard no Brasil, Cesar Fukushima “O comportamento do consumidor nessa pandemia mudou, agora o comércio online faz parte do dia a dia e da vida do cliente”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“Por isso, por mais que a confiança do consumidor tenha caído no mês, vimos um crescimento nos dois canais – no varejo tradicional e o no online“, declarou.

O volume de vendas totais teve expansão de 10,9% em outubro em relação ao mesmo período de 2019. Neste resultado não foram considerados os segmentos de automóveis, materiais de construção, restaurantes e cama, mesa e banho.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Enquanto a média dos últimos três meses teve alta de 6% ante mesmo período do ano passado, maior que o registrado no terceiro trimestre, com crescimento de 3,3%.

No varejo em geral, quatro setores puxaram o crescimento em outubro. Sendo eles:

  • supermercado,
  • móveis e eletrodomésticos,
  • artigos farmacêuticos,
  • artigos de uso pessoal e doméstico

De maneira oposta, os segmentos de vestuários e combustíveis apresentaram desempenho abaixo do varejo como um todo.

Em relação às regiões brasileiras, no e-commerce, o Norte registrou aumento de 18,8%, Nordeste, 12,3%, e Sul, 11,4% em outubro. Por outro lado, o Sudeste anotou 8,9% e o Centro Oeste, 4,2%, ficando abaixo da expansão apresentada pelo varejo, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião