Vendas do varejo têm quinta alta consecutiva desde maio

As vendas do varejo tiveram em setembro a quinta alta mensal consecutiva. No mês, o avanço do comércio foi de 0,6% ante agosto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Nos últimos 12 meses, o varejo registra alta de 0,9% e na comparação sazonal, com o mesmo período do ano passado, o setor cresceu 7,3%.

De acordo com o IBGE, a alta em setembro é menor do que as dos meses anteriores, mas o comércio ainda vem se destacando na retomada econômica. O setor se recuperou de forma mais rápida do que outros, atingindo o patamar pré-pandemia em agosto. O setor industrial, por exemplo, só conseguiu isso um mês depois, em setembro, quando cresceu 2,6%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo o IBGE, que divulga o balanço de vendas do varejo, cinco das oito atividades pesquisadas tiveram altas, sendo que apenas os setores de vestuários e calçados, supermercados e hipermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram queda.

Este último setor, vale atentar, foi o que mais foi afetado pela inflação recentemente, subindo, segundo o IPCA de setembro, 2,28% no mês, com o preço de alimentos como arroz e oléo de soja avançando, respectivamente, 17,98% e 27,54%.

O destaque positivo em setembro ficou com o grupo de móveis e eletrodomésticos, que mostrou crescimento de 28,7% no volume de vendas na comparação com a base anual, quarto mês consecutivo de avanço.

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças e material de construção, o volume de vendas cresceu 1,2% na comparação com agosto de 2020, quinta variação positiva consecutiva. Na comparação anual, o avanço foi de 7,4%. Ao mesmo tempo, a venda de veículos e derivados avançou 5,2% e de materiais de construção 2,6%.

Na avaliação regional das vendas do varejo, os principais resultados positivos se deram em 13 estados, com destaque para Piauí, onde o setor avançou 5,7%, para São Paulo, 2,1%, e para o Espírito Santo, 1,8%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

 

Natalia Gómez

Compartilhe sua opinião