Vendas do comércio varejista crescem 1% em julho

O comércio varejista obteve uma alta no volume de vendas de julho ante o mês anterior. O crescimento foi de 1% no período. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (11) pelo instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em seis anos, é a maior alta para o mês.

Com o resultado, o comércio varejista somou o terceiro mês seguido de alta e acumulou 1,6% no período. O volume de vendas também registrou alta, de 0,5% na media trimestral e 4,3% em relação a julho de 2018. No acumulado do ano, o indicador chegou a 1,2%.

Entre junho e julho, sete setores registraram crescimento nas vendas:

  • supermercados, alimentos, bebidas e fumo (1,3%)
  • artigos de uso pessoal e doméstico (2,2%)
  • móveis e eletrodomésticos (1,6%)

Além desses setores, outras atividades também obtiveram alta. São eles:

  • tecidos, vestuário e calçados (1,3%);
  • artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%);
  • combustíveis e lubrificantes (0,5%);
  • livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%).

No mês de julho, somente a atividade de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação registrou baixa. O valor ficou em -1,6%.

Veja também: Lei que beneficiará Oi é aprovada pela Comissão do Senado e segue para o Plenário

O setor de varejo ampliado, que leva em conta as atividades de veículos e materiais de construção, obteve crescimento de 0,7% no volume de vendas. A área de materiais de construção teve alta de 1,1%. Em contrapartida, o setor de veículos, motos e peças registrou queda de 0,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Na media móvel trimestral, o varejo ampliado obteve uma variação positiva de 0,5%. No comparativo com julho do ano passado, o crescimento foi de 7,6%. No acumulado do ano o valor foi de 3,8%.

A receita nominal do comércio varejista obteve alta de 1% em comparação com o mês anterior, 6,7% em relação a julho de 2018, 4,9% no acumulado do ano e 5,4% nos 12 meses contabilizados até julho. Por outro lado, a receita do varejo ampliado teve alta de 0,3% em relação a junho, 9,5% em comparação com julho do ano passado e 6,8% no acumulado do ano.

Tags
Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião