Venda de veículos registrou uma queda de 40,48% em junho

A venda de veículos no Brasil recuou 40,48% em junho, em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, segundo dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) nesta quinta-feira (2), o número foi 34,12% superior em comparação a maio deste ano.

De acordo com a Fenabrave, em junho foram licenciados 127,77 mil veículos, comerciais leves, caminhões e ônibus. Um aumento quando comparado a maio, mês no qual houve 62,1 mil veículos licenciados. No fechamento do primeiro semestre do ano, o recuo foi de 38,88%, de 1,24 milhão de unidades para 763,28 mil carros neste ano.

Em comunicado, a Fenabrave que o dado positivo veio à tona devido às vendas de caminhões e ônibus no mês passado. Em junho, foram vendidos 10 mil veículos pesados, o que representou uma alta de 2,93% em relação ao mesmo período de 2019. No primeiro semestre, porém, a queda no segmento foi de 23,22%.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Em comunicado, o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior, disse que a “pequena reação” foi decorrente da reabertura de algumas concessionárias ao redor do País, além da volta de alguns Detrans, que retomaram as atividades de emplacamento com horário marcado.

“Quando avaliamos o mês de junho, na comparação com maio deste ano, já observamos uma expressiva melhora, explicada pelo retorno das atividades dos DETRANs, principalmente, em São Paulo, que representou 32,1% das vendas nacionais”, explicou Assumpção.

 Aumento na locação de veículos em maio e junho

A Movida (MOVI3) informou na metade de junho que houve um aumento na venda de veículos seminovos nos meses maio e junho, enquanto número de veículos locados para pessoas físicas, devido a melhora nos preços do serviço, também aumentou. Segundo a locadora, o aluguel de carros para empresas permaneceu estável no período.

Saiba mais: Movida (MOVI3) notou aumento na locação de veículos em maio e junho

As informações publicadas pela Movida são referente as medidas que a empresa aderiu frente a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Dentre as medidas estão:

  • Carro por assinatura anual;
  • Carro compartilhado;
  • Entrega dos automóveis na casa dos clientes;
  • Fechamento de 15 lojas;
  • Renegociação de contratos de aluguéis;
  • Negociação com mais de 10 mil fornecedores de veículos.

Daniel Guimarães

Compartilhe sua opinião