Venda de veículos novos avança 5,1% em agosto frente a julho, aponta Fenabrave

Os licenciamentos de veículos, como: carros, comerciais leves, caminhões e ônibus no Brasil tiveram alta de 5,1% em agosto em relação ao mês de julho, somando 183.383 unidades. Os dados foram publicados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) nesta quarta-feira (2). Na comparação com o mesmo período do ano passado, entretanto, foi registrada uma queda de 24,52% nos licenciamentos.

O resultado positivo mostra que o mercado permanece se recuperando após o choque da pandemia de coronavírus (Covid-19), porém o ritmo de crescimento ainda é mais lento do que o anterior a crise.

Em agosto, o segmento de motocicletas, que geralmente é mais sensível a crises, teve alta de 12,71% nos licenciamentos em relação ao mês anterior, com 95.998 unidades emplacadas, segundo dados da Fenabrave. Em relação ao ano passado, entretanto, o segmento cresceu 8,29%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em relação ao segmento de caminhões, as vendas de agosto tiveram queda de 15,23% ante julho e caíram 15,73% na comparação ano a ano.

Julho também registrou alta nas vendas de veículos frente ao mês anterior

A venda de veículos no Brasil cresceu 31,4% em julho, frente ao mês de junho. Os licenciamentos de automóveis foram influenciados positivamente pela reabertura de concessionárias em meio a volta gradual do comércio durante a pandemia de coronavírus.

Foram 174.498 emplacamentos de veículos no mês de julho, uma queda de 28,4% em relação ao mesmo período do ano passado, informou a Fenabrave. A entidade também destacou que pode haver uma queda de 36,4% nas vendas de veículos novos em 2020, desconsiderando motocicletas e implementos rodoviários. Assim, no total seriam 1,77 milhão de unidades vendidas no ano. Vale destacar que antes da pandemia de coronavírus chegar ao Brasil, o mercado estimava que haveria um crescimento de aproximadamente 10% nas vendas de automóveis neste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião