Imóveis: vendas crescem em julho no Rio de Janeiro e em São Paulo

Os dados do Registro de Imóveis do Brasil e da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgados nessa quinta-feira (3) indicam que o mercado de imóveis nos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo voltaram a avançar em julho desse ano.

Enquanto no Rio de Janeiro as operações de compra e venda foram de 3.632 transações em julho, representando crescimento de 20,5% em comparação com junho, em São Paulo o número de transações foi para 10.474, aumentando 6,8%.

Em relação ao ano anterior, os valores de julho no Rio de Janeiro apresentaram queda de 15,9%, ao contrário de São Paulo que teve crescimento de 4,4%.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Imóveis: vendas sofrem queda de 2,2% no primeiro semestre, diz CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional) divulgaram no dia 24 de agosto o estudo de Indicadores Imobiliários Nacionais, apontando que os lançamentos de imóveis residenciais caíram 43,9% no primeiro trimestre do ano, enquanto as vendas caíram 2,2% comparadas ao mesmo período do ano passado no Brasil.

De acordo com a CBIC, ao passo que as vendas dos imóveis sofreram quedas leves, os lançamentos sofreram maiores reduções em seus números.

As incertezas geradas pela pandemia do coronavírus (covid-19) interromperam a expansão que vinha ocorrendo desde janeiro de 2018 no mercado imobiliário. Entretanto, as consequências foram menores do que o previsto, salientou a câmara.

Saiba Mais: Imóveis: vendas sofrem queda de 2,2% no primeiro semestre, diz CBIC

As vendas sofreram uma queda de 23,5% no segundo trimestre desse ano, comparando com o mesmo período no ano passado. Sendo as variações das regiões de:

  • Região Sudeste: queda de 39,3% (9.321 unidades a menos);
  • Região Centro-Oeste: queda de 22,9% (947 unidade a menos);
  • Região Sul: variação positiva de 5% (333 unidades);
  • Região Norte: queda de 0,5%;
  • Região Nordeste: crescimento de 0,1%

No primeiro semestre, as vendas alcançaram o valor de 71.109, contra 72.710 do mesmo período do ano anterior.

Lançamentos de imóveis por regiões brasileiras

Nesse ano, no segundo trimestre, foram 16.659 unidades de imóveis lançados, representando um declínio de 60,9% em comparação com o ano anterior. Sendo as  maiores variações de:

    • Região Norte: queda de 73,3% (660 unidades a menos)
    • Região Nordeste: variação de 70% (3.244 unidades)
    • Região Sudeste: queda de 68,3% (18.238 unidades)

José Carlos Martins, presidente da CBIC, declarou que a previsão é de que ocorra um crescimento de 20% a 30% nos lançamentos de imóveis no segundo semestre desse ano em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião