Vendas no varejo crescem 3,6% em setembro, aponta Cielo

A Cielo divulgou nesta terça-feira (15) o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). O indicador apontou crescimento de 3,6% nas vendas no varejo brasileiro em comparação com o mesmo período no ano passado.

De acordo com o diretor de inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, essa alta se deve a “Semana do Brasil”. O evento proporcionou um aumento significativo nas vendas no varejo de 30% em comparação com o mês de agosto.

O índice acompanha 1,4 milhão de pontos de vendas ativos credenciados à empresa de meios de pagamentos no Brasil.

Semana do Brasil para impulsionar economia

A campanha da Semana do Brasil teve inicio no dia 6 de setembro e terminou no dia 15. Foi considerada pelo governo como a “Black Friday” brasileira. O principal objetivo da campanha era estimular a economia em um período que é afetado pelo baixo desempenho do comércio e da indústria.

Confira Também: E-commerce registra alta de 10% durante andamento da Semana do Brasil

A Semana do Brasil foi uma iniciativa do Governo Federal que contou com mais de 3 mil lojas cadastradas que ofereceram descontos e promoções aos consumidores. O ministro-chefe  da Secretaria de Governo da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, informou que “para as próximas edições, a ideia é estimular ainda mais o comércio por meio do compromisso da iniciativa privada com o desenvolvimento do País.

Varejo começou a reagir em setembro, diz presidente do Magalu

A presidente do conselho de administração do Magazine Luiza (MGLU3), Luiza Helena Trajano, afirmou que o varejo apresentou sinais de recuperação em setembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

De acordo com Trajano, a liberação dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem trazer uma reação positiva ao varejo. Além disso, segundo a executiva, a aprovação de reformas, como a tributária e a da Previdência ajudarão na recuperação do setor.

“Começamos a ver uma luz no fim do túnel. O varejo começa a ter reação”, afirmou a presidente.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião