Varejo deve demorar dois anos para recuperar perdas

O varejo deve demorar dois anos para recuperar as perdas acumuladas durante a crise do setor.

O levantamento de dados sobre o varejo foi realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços e Turismo (CNC) e obtido pelo “Estadão/Broadcast”.

Saiba mais: Após 3 anos, Brasil volta a ter desempenho positivo no comércio

Mesmo com o crescimento de 2,3% em 2018, divulgada pela Pesquisa Mensal de Comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o varejo só vai reaver o patamar máximo de vendas, que foi alcançado em outubro de 2014, em fevereiro de 2020. Para chegar a esse número, o CNC utilizou o crescimento mensal equivalente à média dos últimos 15 anos.

No caso no varejo ampliado, as vendas só voltarão a atingir o pico de agosto de 2012 em maio de 2021. O levantamento leva em conta o crescimento médio mensal de 0,37%, obtido nos últimos 15 anos.

Saiba mais: IBGE: vendas do comércio têm maior alta em 5 anos

O crescimento foi puxado pelos segmentos que comercializam bens essenciais, como supermercados e farmácias. Artigos farmacêuticos, por exemplo, já retornaram o melhor desempenho da série. Os supermercados estão a apenas 1,1% abaixo do ponto mais alto já alcançado. Porém, o segmento só voltará ao topo de vendas em junho de 2020.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) reconhece que 2018 não correspondeu as projeções. Para a entidade, a retomada ocorrerá nas vendas de 2020.

“Quando a situação financeira está ruim, as famílias destinam a renda para o consumo de itens básicos. Quando a situação começa a melhorar, aí o cenário se inverte. As famílias não vão almoçar duas vezes, então talvez troquem de carro”, explicou Fabio Bentes, chefe da Divisão Econômica da CNC, responsável pelo estudo ligado ao varejo.

Saiba mais: Varejo dos EUA recua 1,2% em dezembro, maior baixa desde 2009

Mesmo com a elevação expressiva de 15,1% no ano passado, o varejo de veículos e motos de peças só retornará ao pico da série histórica em outubro de 2025. Já o setor de calçados alcançara a máxima histórica apenas em setembro de 2025.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião