Vale (VALE3) produz 88,7 mi de t de minério de ferro no 3T20; alta de 2,3%

A Vale (VALE3) divulgou nesta segunda-feira (19) o relatório de produção do terceiro trimestre deste ano, com um aumento de 2,3% em comparação com igual período de 2019 na produção de minério de ferro, totalizando 88,7 milhões toneladas.

Na base de comparação trimestral, a produção de minério de ferro da Vale registrou uma alta de 31,2% em relação aos três meses anteriores, um crescimento nominal de 21 milhões de toneladas.

A produção de minério de ferro foi mantida no patamar de 1 milhões de toneladas por dia após meados de julho, registrando consistência e estabilidade ao longo de quase todo o terceiro trimestre, informou a companhia, que ainda destacou as maiores taxas e estabilidade com segurança. Todas as operações também foram favorecidas pelas condições climáticas regulares para o período, comunicou a empresa.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Já a produção de pelotas da Vale somou 8,6 milhões de toneladas entre os meses de julho e setembro de 2020, uma expansão de 21,1% em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa atribuiu os resultados à maior disponibilidade de pellet feed, em especial do Complexo de Itabira, e ao melhor desempenho operacional das usinas de pelotização. Na base anual, o resultado equivale a uma queda de 23,1%.

O volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas, com prêmio de US$ 4.6 por tonelada chegou a 74,2 milhões de toneladas no terceiro trimestre deste ano, uma alta de 20,6% em comparação com o mesmo intervalo de 2019 e queda de 12,8% na base anual.

Outros minérios

Entre os meses de julho e setembro, a produção de níquel acabado ficou em 47,1 mil toneladas, baixa de 8,4% no ano, e as vendas atingiram 58,2 mil toneladas, crescimento de 14,3%. Segundo a Vale, a produção foi impactada principalmente pelos trabalhos de manutenção remarcados para o terceiro trimestre de 2020 nas operações do Atlântico Norte; uma rota mais longa para o mercado; e uma alta temporária na produção de minério de origem da Vale Nova Caledônia (VNC) no trimestre anterior.

A produção de cobre, por sua vez, atingiu 87,6 mil toneladas no três meses passados, uma queda na relação ano a ano de 11,2%, enquanto as vendas totalizaram 80,6 mil toneladas, recuo de 12,4% na mesma base comparação. O resultado é fruto da retomada as operações de Voisey’s Bay, depois de um período de paralisação no segundo trimestre, e do desempenho mais forte nas operações do Atlântico Sul.

Vale pretende bater meta de produção até 2023

Na última sexta-feira (16), durante o evento FT Commodities Mining Summit, o presidente-executivo da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, declarou que a companhia espera atingir sua meta de produzir 400 milhões de toneladas de minério de ferro até o final de 2022 ou no início de 2023.

De acordo com o diretor da mineradora brasileira, a Vale já produz 1 milhão de toneladas de minério de ferro por dia e está a caminho de chegar ao seu objetivo.

A empresa vem em um movimento de recuperação dos níveis de produção depois de perder o título de maior produtora mundial de minério de ferro após a tragédia de Brumadinho (MG) em 2019. Desse modo, a Vale busca retomar os níveis de produtividade ao mesmo tempo em que lida com os obstáculos relacionados à pandemia de covid-19, como interrupções nas atividades e processos judiciais movidos pelo Ministério Público.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião