Vale anuncia criação de nova empresa para diminuir pegada de carbono

A Vale (VALE3) anunciou, nesta segunda-feira (13), que chegou a um acordo  não vinculativo para criar uma companhia (NewVen) de soluções de baixo carbono. A ideia é passar a fornecer soluções metálicas e siderúrgicas com baixo teor de emissão de gases de efeito estufa, por meio de um acordo com as empresas japonesas Kobe Steel e Mitsui.

“O acordo estabelece os termos e condições preliminares para a criação de uma NewVen com o objetivo de fornecer metálicos de baixo CO2 ao mercado global, fornecendo novas soluções tecnológicas aos nossos clientes”, informou a Vale. A mineradora também comunicou que está comprometida a ajudar seus clientes siderúrgicos neste desafio de diminuir a pegada de carbono.

A Vale iniciou um período de avaliação para avaliar a demanda do mercado pelas diversas soluções existentes e novas para a produção de aço, antes de um acordo final para a criação da NewVen.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“Nossas metas declaradas de emissões de escopo 1 e 2 para 2030 demonstram o compromisso da Vale com o Acordo de Paris (relacionado ao meio ambiente), alinhado ao nosso pilar estratégico – Novo Pacto com a Sociedade – e o objetivo de melhorar nosso valor para a sociedade”, informou a mineradora.

A Vale ressalta que, mesmo sendo muito importante, a produção de aço, parte do escopo 3 da Vale, gera emissões consideráveis de dióxido de carbono. “A Vale está comprometida em contribuir com seus clientes siderúrgicos nesse desafio de reduzir a pegada de carbono. A NewVen utilizará tecnologias de produção de ferro de baixo CO2 existentes e novas, como a Tecnologia Tecnored®️ e o Processo Midrex®️”, reitera a companhia.

A Vale, a Kobe Steel e a Mitsui & Co. são companhia globais que possuem uma grande experiência no setor de metais e mineração. No negócio, a Vale entrará com sua experiência com a Tecnologia Tecnored®️, seu portfólio de minério de ferro e sua capacidade logística. A Kobe Steel, por outro lado, terá a tarefa de contribuir com sua experiência na produção de aço, engenharia de plantas siderúrgicas, processo Midrex e outras tecnologias. Já a Mitsui & Co. irá ajudar com sua capacidade na comercialização de metais e sucatas e com suas competências de investimento.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião