Balanços da semana

Vale (VALE3) consegue suspensão de garantias por Brumadinho

A Vale (VALE3) informou, na manhã desta sexta-feira (17), que conseguiu suspender a apresentação de garantias sobre o acidente de Brumadinho, em Minas Gerais.

Segundo o comunicado ao mercado, o Desembargador Leite Praça, do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, revogou sua decisão da última quarta-feira (15). Dessa forma, a Vale não terá de apresentar garantias de R$ 7,9 bilhões.

A Vale informou que “tal requerimento já havia sido oportunamente apreciado, em 10 de junho de 2020, pelo Desembargador Peixoto Henriques”, mas que teve seu pedido de efeitos suspensivo negado na última quarta-feira.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Em maio, a 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, da Comarca de Brumadinho, deferiu, parcialmente, uma liminar do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) para que a mineradora apresentasse tais garantias.

Segundo o entendimento do MPMG, a Vale teria dificultado atividades de fiscalização de órgãos públicos no complexo, por meio de atitudes de seus funcionários. A companhia, então, recorreu.

À época, a Vale comunicou que “permanece firme em seu compromisso de reparar os danos causados pelo rompimento da barragem da Mina de Córrego do Feijão, sendo este seu principal foco de atuação em Brumadinho”.

Além disso, a mineradora informou que permanecerá contribuindo com as investigações e apresentaria sua defesa “de forma tempestiva, após citada, oportunidade em que terá acesso aos autos e documentos juntados pelo MPMG”.

Vale diz que ainda não tomou decisão sobre dividendos

A Vale informou, por meio de um comunicado ao mercado, na última quinta-feira (16), que ainda não tomou uma decisão em relação a retomada do pagamento de dividendos.

A suspensão do pagamento de dividendos da Vale foi feita em janeiro do ano passado, após a tragédia de Brumadinho. As medidas foram aprovadas pelo Conselho de Administração da empresa.

Veja também: Vale anuncia criação de nova empresa para diminuir pegada de carbono

O diretor financeiro da Vale, Luciano Siani, disse, no início de julho, que a mineradora poderia pagar dividendos novamente em breve. Entretanto, a data não foi especificada pelo executivo.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião