Vale tem produção de minério de ferro 17,4% menor no 3º tri

A Vale (VALE3) apresentou uma produção de minério de ferro 17,4% menor na comparação com o mesmo período do ano passado. As informações foram divulgadas através de seu relatório de vendas nesta segunda-feira (14).

Foram produzidas 86,7 milhões de toneladas do insumo, frente a 104,9 milhões de toneladas na época. No entanto, em comparação com o último semestre, a Vale apresentou uma alta de 35,4% nessa categoria produtiva específica.

Além disso, as vendas de minério de ferro totalizaram 74,03 milhões de toneladas, 11,8% menor do que o mesmo período do ano passado, de acordo com o relatório.

A Vale informou que o desempenho é o reflexo do progresso contínuo na retomada das operações nos Sistemas Sul e Sudeste, além da forte performance operacional e da normalização dos embarques no Sistema Norte.

Veja também: Saiba mais sobre três das principais Small Caps brasileiras

Segundo a mineradora, a volta das operações na mina de Brucutu e parte dos trabalhos de processamento a seco no Complexo de Vargem Grande, divulgados em junho e julho, respectivamente, também impulsionaram o resultado.

No dia 25 de janeiro, a tragédia do rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, fez com que a companhia suspendesse atividades em algumas unidades ao redor do País.

Demais resultados da Vale

Produção de pelotas

A produção de pelotas, no terceiro trimestre, foi de 11,13 milhões de toneladas. O resultado é 19,8% menor na comparação anualizada, quando foram reportadas 13,87 milhões de toneladas produzidas. Em relação ao segundo semestre, no entanto, houve uma alta de 22,7%.

Produção de níquel

A produção de níquel, em relação ao segundo semestre, apresentou uma alta de 14,2%, chegando a 51,4 mil toneladas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, entretanto, a queda é de 7,7%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A Vale ressaltou ainda a autorização judicial para retomar as operações de processamento e de mineração em Onça Puma, no Pará, concedida em setembro, foi um “marco alcançado para a estabilidade da produção”.

Produção de carvão

A produção de carvão somou 2,351 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2019, cerca de 0,8% abaixo do que o segundo trimestre deste ano. A produção reportada foi 26,4% inferior ao mesmo período de 2018, segundo o relatório da mineradora.

Produção de cobalto pela Vale

No terceiro trimestre deste ano, a produção de cobalto foi de 1,009 mil tonelada, ficando 2,2% abaixo do segundo trimestre deste ano. Além disso, o resultado do terceiro trimestre do ano passado foi 1,8% maior do que o reportado nesta segunda.

Confira: Nestlé inicia programa de inovação com startups

Segundo a Vale, a produção de cobalto foram reduzidas nas seguintes unidades do Canadá:

  • Sudbury
  • Thompson
  • Voisey’s Bay

Nesta segunda, a empresa também comunicou que a produção de ouro, no terceiro trimestre deste ano, foi de 122 milhares de onças. O resultado é 4,3% superior a de igual trimestre em 2018.

Nesta segunda, próximo das 11h30, as ações da Vale na Bolsa de Valores de São Paulo apresentam uma queda de 1,67%, sendo cotadas a R$ 47,83.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião