Ações da Vale sobem após troca de presidente

As ações da Vale (VALE3) subiram nesta quarta-feira (06) após o conselho da empresa trocar o comando da mineradora.

Às 16h16, os papéis da Vale subiam 1,86%, vendido a R$ 47,61. No último sábado (02), a companhia anunciou que Fabio Schvartsman não era mais o diretor-presidente da empresa. O presidente da mineradora estava em dificuldades desde o rompimento da barragem de Brumadinho, no dia 25 de janeiro. Em seu lugar foi colocado Eduardo Bartolomeo.

Saiba mais: Eduardo Bartolomeo assume presidência interina da Vale

O afastamento de Schvartsman tinha sido recomendado à Vale pela força-tarefa que investiga a tragédia de Brumadinho (MG). Além do diretor-presidente, tinha sido recomendado o afastamento de outros três executivos da mineradora.

Em uma carta endereçada ao Conselho de Administração da Vale, o diretor-presidente pediu o afastamento temporário das funções “em benefício da continuidade das operações da companhia e do apoio às vítimas e a suas famílias”. Na carta, Schvartsman defendeu sua gestão, e salientou que levou adiante uma “apuração independente” do desastre de Brumadinho (MG).

Saiba mais: Força-tarefa recomenda afastamento de presidente da Vale 

O executivo disse que fez questão de atender a todas as demandas da imprensa e das autoridades e que procurou transmitir diretamente as vítimas, as suas famílias, à opinião pública, aos acionistas e todos os interlocutores da Vale o compromisso “com a atuação mais adequada e de alto nível possível da companhia, no momento mais grave de sua história”.

Saiba mais – Moody’s: riscos elevados para a Vale por Brumadinho

“Estou absolutamente convicto de que minha atuação pessoal e a dos demais membros de nossa Diretoria, cujo afastamento é agora solicitado, foi absolutamente adequada, correta e, principalmente, fiel aos nossos valores inegociáveis de proteção à segurança das operações da companhia, e às diretrizes nesse sentido emanadas desse Conselho”, disse o ex-presidente da ValeFabio Schvartsman em sua carta de afastamento.

 

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião