Vale entrega plano de desmonte da barragem de Barão de Cocais à Semad

A Vale entregou à Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais (Semad) um plano para a descaracterização de quatro barragens da empresa. Isso porque as barragens foram colocadas em nível 3 de segurança, o que significa que elas podem ruir a qualquer momento.

A descaracterização das barragens é basicamente o desmonte da estrutura. No entanto, o tamanho da barragem é o que determina quanto tempo leva para essa descaracterização. As estruturas da Vale estão localizadas em Barão de Cocais, Nova Lima, distrito dos Macacos e Ouro Preto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

De acordo com a legislação estadual, as empresas tinham até a última terça-feira (28) para apresentar planos que envolvessem exclusivamente barragens a montante.

O método a montante é considerado de risco por conta do elevado poder de destruição em caso de rompimento. Exemplos disso são os casos da barragem de Fundão, em Mariana, que se rompeu em 2015 e matou 19 pessoas, e o mais recente rompimento, em Brumadinho, neste ano, que matou 244 pessoas.

Saiba mais: Vale anuncia novo diretor de minerais ferrosos e carvão

Planos de descaraceterização

Os 21 planos de descaracterização de um total de 48 barragens construídas a montante ainda não foram entregues ao Semad até a última terça-feira. De acordo com a secretaria, “existe a possibilidade de que algum documento tenha sido protocolado em uma das nove superintendências regionais de meio ambiente e ainda tenha sido identificado”.

Das 21 barragens, três são da Vale, sendo elas:

  • Doutor – Ouro Preto;
  • Conceição – Itabira;
  • Campo Grande – Mariana.

De acordo com a Vale, essas barragens “não integram a lista de barragens que irão ser descaracterizadas porque ambas não foram construídas pelo método a montante. Conceição tem método construtivo convencional enquanto Campo Grande foi construída pelo método de linha de centro e está erroneamente classificada como a montante pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM)”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião